Vasco vence Grêmio com um a menos e sobe na tabela do Brasileirão
Time carioca teve atleta expulso ainda no primeiro tempo; confira demais partidas
Foi com determinação e a raça que tanto a torcida pedia que o Vasco derrotou o forte Grêmio em São Januário. A equipe marcou com dois minutos de jogo, mas teve um atleta expulso ainda no primeiro tempo e precisou se segurar como pode, levando o 1 a 0 até o apito final. O confronto foi válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, e foi realizado na tarde deste domingo, 22.
Com o resultado, o Vascão chegou aos 19 pontos e subiu duas posições, figurando agora em 9º lugar e já de olho no G-6. Já o Grêmio caiu na tabela e precisará se recuperar nas próximas rodadas se quiser buscar vaga para a Libertadores.
Entre a glória e o vacilo
O Vasco teve um promissor começo de primeiro tempo, aproveitando o fator casa e sua torcida empurrando para buscar a vitória diante do poderoso time gaúcho. Eram apontados apenas dois minutos da etapa inicial quando o time da Cruz de Malta já abria o marcador.
Henrique recebeu livre pela esquerda e fez um cruzamento venenoso, rasteiro. Andrés Rios chegou pra complementar, dividindo com o zagueiro Geromel, a bola subiu e encobriu o goleiro Marcelo Grohe, fazendo apontar o 1 a 0 no placar.
Pikachu quase ampliou aos 13, forçando Grohe a trabalhar bem na defesa. Aos 20, novamente Pikachu tentou na cobrança de falta, mas o goleirão gremista estava atento para tirar. Pela atmosfera da partida, o Vascão tinha tudo para dilatar o placar e encaminhar uma vitória no primeiro tempo.
Eis que, aos 31 minutos, Henrique comete sua segunda falta dura na partida, leva outro cartão amarelo e é expulso de campo, deixando o time com 10 atletas em campo. Mesmo assim, o time da casa teve forças para segurar o 1 a 0 até o fim da etapa inicial.
Até o fim
Foram os 51 minutos mais angustiantes para o torcedor vascaíno, já que o Grêmio, em vantagem numérica no campo, tinha tudo para empatar ou até mesmo buscar a virada. Porém, os dez do Vasco foram valentes e conseguiram fechar a porteira até o fim.
Martín Silva também ajudou o time a conquistar os três pontos. Na tentativa de Everton, em um minuto de segundo tempo, o goleiro espalmou. Aos 24 minutos, André conseguiu bola limpa de frente com o arqueiro cruzmaltino, mas novamente o uruguaio foi bem e defendeu.
Os donos da casa também passaram a contar, principalmente após os 30 minutos, com o nervosismo gremista. Pressionados para marcar, o elenco visitante não soube como buscar, com paciência, o gol de desconto. Sorte do Vasco: no apito final, o árbitro decretou a vitória da equipe carioca.
Sport 1×2 Fluminense
Com dois gols do agora artilheiro do Brasileirão, Pedro, o Fluminense derrotou o Sport em plena Ilha do Retiro. O primeiro foi em cruzamento de Marcos Junior, o centroavante ajeitou o corpo e pegou de primeira, a bola tocou na trave e entrou. Mas, apenas dois minutos depois, o empate: Rafael Marques chutou com efeito, Júlio César defendeu mas na sobra Gabriel aproveitou. Já aos 39 do segundo tempo, golaço de Pedro: no passe de Júnior Dutra, o camisa 9, de letra, empurrou a bola para as redes e sacramentou a vitória tricolor.
Palmeiras 3×2 Atlético-MG
Foi nos últimos instantes que o Verdão conquistou uma importante vitória contra o Atlético-MG, no Allianz Parque. O jogo foi eletrizante, de cinco gols, e o placar abriu com Moisés, aos 2 minutos, na roubada de bola com finalização para as redes. Aos 5 do segundo, Luan deixou tudo igual após Weverton dar rebote nos seus pés. O Verdão voltou a ficar na frente com Bruno Henrique, aos 30, mas Chará voltou a colocar o Galo em igualdade, cinco minutos depois. Foi aos 48 minutos que Bruno Henrique voltou a marcar pelo Palmeiras, definindo o triunfo do alviverde.
Bahia 4×1 Vitória
No clássico baiano da primeira divisão, o Bahia chamou o Vitória para dançar e aplicou goleada. Zé Rafael, com uma pintura, abriu o placar para o tricolor na Arena Fonte Nova aos 14 do primeiro tempo. De pênalti, Vinicius ampliou aos 25. Tiago, zagueiro tricolor, ampliou o placar em chute com ajeitada de Gregore. Apenas um minuto depois, aproveitando a fragilidade da defesa adversária, Gilberto, atacante, marcou o quarto. Lucas, do rubro-negro, fez o gol de honra da equipe aos 27 minutos.