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Veículos SUV apresentam crescimento nas vendas em Brusque

Modelos representam 20,8% das vendas no Brasil e pela primeira vez ultrapassam os sedans

Os carros utilitários-esportivos, os chamados SUVs, vêm registrando um aumento nas vendas nos últimos anos. Até 2020, esses modelos devem representar cerca de 30% do mercado de automóveis no Brasil. Hoje, eles ocupam 20,8% das vendas e, pela primeira vez, ultrapassaram a venda dos sedans.

Em Brusque, essa realidade não é diferente: o gerente de vendas da Peugeot Strasbourg, Sergio Guerner, afirma que o município não foge à regra da tendência nacional, e pontua que os SUVs são, no momento, um modismo. “No ano passado, os SUV Peugeot em Brusque tiver participação de 19,11% nas vendas. Tudo indica um crescimento, tanto no mercado nacional quanto em Brusque.”

De acordo com ele, o consumidor brasileiro tem preferência pelos modelos compactos e também pelos crossover, carros que possuem a base de um veículo de passeio, mas também podem ser adaptados para que tenham as características de um SUV.

“Esse momento é uma tendência no mercado automobilístico. O que nós vemos são as montadoras também investindo nesses modelos, que são muito comuns lá fora, especialmente nos Estados Unidos”, diz Guerner.

André Ramos, gerente de vendas da Ford Dimas, pontua que o mercado dos SUVs é acirrado, mas que a briga não fica no preço: “Os valores são bem próximos entre os modelos de várias marcas. A questão agora é a segurança e a tecnologia, que são cada vez mais de ponta nesses automóveis”.

Ramos explica que a maioria dos SUV possuem uma estrutura muito mais reforçada do que os carros menores, além de itens como controle de estabilidade e controle de tração, que já são obrigatórios na Europa há 8 anos. No Brasil, essa obrigatoriedade ainda não foi aprovada em Congresso, mas, caso aprovado, poderia entrar em vigor a a partir de 2020.

“Estatisticamente falando, esse mercado vem crescendo muito”, afirma o gerente da concessionária Ford. Segundo ele, apenas na Dimas de Brusque, os SUV representam 28,47% das vendas no primeiro trimestre deste ano.

O segmento dos SUV iniciou no Brasil com o lançamento do Ford EcoSport, em 2003, e o modelo foi líder de mercado até 2013, quando outras montadoras começaram a lançar seus próprios veículos. Os SUV se dividem em modelos compactos, médios e de luxo, com preços que variam entre 70 e 230 mil reais.

Dentre os outros segmentos, o que mais registra quedas é o dos modelos hatchback, ou simplesmente hatch, que possuem um design de porta-malas integrado. De acordo com Ramos, o público consumidor do modelo hatch está, aos poucos, migrando para os SUVs, visto que a faixa de preço tem pouca variação.

Ricardo Cavilha, gerente de vendas da concessionária Renault Automega, afirma que os principais atrativos dos SUVs para os consumidores são o espaço interno e a altura do chão, maior do que a dos veículos sedans.

“Na nossa região tem bastante estrada de chão, então, um carro mais alto dá maior visibilidade para desviar de pedras e buracos”, afirma. Ele ressalta também que essa maior altura proporciona mais conforto e segurança aos usuários.

Segundo Cavilha, o aumento das vendas de veículos SUVs é perceptível desde o ano passado. Ele afirma que, hoje, esses modelos representam cerca de 35% das vendas da concessionária.

“Como a Renault tem vários veículos nesse segmento, é normal que eles ocupem maior parte das vendas. Mas cresceu bastante do ano passado pra cá, e nesse primeiro trimestre do ano também.”