Veja como ficou a praça Barão de Schneeburg, em Brusque, após obras de revitalização
Cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de sábado
Cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de sábado
A manhã deste sábado, 10, foi movimentada no Centro de Brusque. Além do Sábado Fácil, o público parou para prestigiar a entrega da revitalização da praça Barão de Schneeburg, que iniciou por volta das 10h30.
O local estava em reforma desde fevereiro deste ano e, ao longo da obra, quem passava em frente à praça ficava curioso para ver o resultado final. Após seis meses a revitalização ficou pronta, mas apenas uma parte do projeto foi entregue, com o custo de mais de R$ 500 mil. As demais fases precisaram ser adiadas por falta de recursos.
A diretora do Departamento Geral de Infraestruturas (DGI) da Prefeitura de Brusque, Andrea Volkmann, explica que a administração está em busca de verba para dar continuidade ao projeto.
No discurso de entrega, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito, Ari Vequi, disseram que se sentem satisfeitos em entregar a obra. Para Paegle, a praça é importante para a comunidade, porque é um local de encontro e de momentos de alegria.
Esta primeira etapa foi vista com bons olhos por Germano Cardeal, 65 anos, e Irene Cardeal, 62. Moradores do bairro Jardim Maluche, recordam como a praça era antigamente. “Quem viu essa praça há 40 anos, era bonita, mas agora está linda”, comenta Irene.
Eles dizem que o espaço ficou muito bom para passear com a família, principalmente com os netos. “Gostamos da mudança”, diz Germano. O brusquense também diz que sente falta da banca de jornais e revistas que havia no local e que gostaria que tivesse um espaço assim novamente.
Em meio ao público, sentado em um dos novos bancos da praça, estava Luiz Roberto de Oliveira. Ele é de São João Batista mas vem a Brusque visitar a filha e acaba aproveitando os espaços da cidade. “Ficou bom, dá pra enxergar melhor as figueiras”, diz.
Oliveira gostou das mudanças, mas faz uma observação. “Devia ter mais sombra”, comenta o batistense. Ele sugere que um guarda-sol seja colocado na mesa que fica ao centro das cadeiras, para que em dias de sol seja possível sentar no local.
Valdecir Pereira, 48, e a filha, Maria Gabriely Pereira, 11, são moradores do Planalto. Eles gostaram bastante da praça. “Eu achei muito criativo e bonito. O que mais me chamou a atenção foram as flores”, diz a menina.
Para Pereira, a praça “mudou 100%” e “ficou legal pra caramba. É uma melhora pra Brusque”, afirma o morador.
Nesta primeira etapa, a praça passou por algumas transformações. Uma delas foi o pavimento.
Ele foi feito com cimento queimado e pavers. De acordo com Andrea Volkamann, diretora do DGI, estes materiais foram escolhidos pensando na realização de eventos.
O cimento queimado foi colocado em boa parte do espaço por aguentar mais peso e facilitar a colocação de estruturas como palcos, equipamentos.
O que também mudou na praça foram os bancos. Eles foram substituídos por bancos de madeira de jatobá, que são mais resistentes ao tempo.
Também há duas áreas com bancos de concreto e madeira dispostos em círculo, com uma mesa de concreto no meio.
Para quem gosta de jogar xadrez, cartas e dominó, há um espaço reservado somente para isso, onde foram colocadas mesas com tabuleiro.
As árvores da praça ganharam destaque com novos canteiros e as flores colorem a praça.