X
X

Buscar

Veja como ficou a praça Barão de Schneeburg, em Brusque, após obras de revitalização

Cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de sábado

A manhã deste sábado, 10, foi movimentada no Centro de Brusque. Além do Sábado Fácil, o público parou para prestigiar a entrega da revitalização da praça Barão de Schneeburg, que iniciou por volta das 10h30.

O local estava em reforma desde fevereiro deste ano e, ao longo da obra, quem passava em frente à praça ficava curioso para ver o resultado final. Após seis meses a revitalização ficou pronta, mas apenas uma parte do projeto foi entregue, com o custo de mais de R$ 500 mil. As demais fases precisaram ser adiadas por falta de recursos.

A diretora do Departamento Geral de Infraestruturas (DGI) da Prefeitura de Brusque, Andrea Volkmann, explica que a administração está em busca de verba para dar continuidade ao projeto.

No discurso de entrega, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito, Ari Vequi, disseram que se sentem satisfeitos em entregar a obra. Para Paegle, a praça é importante para a comunidade, porque é um local de encontro e de momentos de alegria.

Esta primeira etapa foi vista com bons olhos por Germano Cardeal, 65 anos, e Irene Cardeal, 62. Moradores do bairro Jardim Maluche, recordam como a praça era antigamente. “Quem viu essa praça há 40 anos, era bonita, mas agora está linda”, comenta Irene.

Eles dizem que o espaço ficou muito bom para passear com a família, principalmente com os netos. “Gostamos da mudança”, diz Germano. O brusquense também diz que sente falta da banca de jornais e revistas que havia no local e que gostaria que tivesse um espaço assim novamente.

Foto: Brenda Pereira

Em meio ao público, sentado em um dos novos bancos da praça, estava Luiz Roberto de Oliveira. Ele é de São João Batista mas vem a Brusque visitar a filha e acaba aproveitando os espaços da cidade. “Ficou bom, dá pra enxergar melhor as figueiras”, diz.

Oliveira gostou das mudanças, mas faz uma observação. “Devia ter mais sombra”, comenta o batistense. Ele sugere que um guarda-sol seja colocado na mesa que fica ao centro das cadeiras, para que em dias de sol seja possível sentar no local.

Foto: Brenda Pereira

Valdecir Pereira, 48, e a filha, Maria Gabriely Pereira, 11, são moradores do Planalto. Eles gostaram bastante da praça. “Eu achei muito criativo e bonito. O que mais me chamou a atenção foram as flores”, diz a menina.

Para Pereira, a praça “mudou 100%” e “ficou legal pra caramba. É uma melhora pra Brusque”, afirma o morador.

Foto: Brenda Pereira

Confira o que mudou na praça

Nesta primeira etapa, a praça passou por algumas transformações. Uma delas foi o pavimento.

Foto: Brenda Pereira

Ele foi feito com cimento queimado e pavers. De acordo com Andrea Volkamann, diretora do DGI, estes materiais foram escolhidos pensando na realização de eventos.

O cimento queimado foi colocado em boa parte do espaço por aguentar mais peso e facilitar a colocação de estruturas como palcos, equipamentos.

Foto: Brenda Pereira

O que também mudou na praça foram os bancos. Eles foram substituídos por bancos de madeira de jatobá, que são mais resistentes ao tempo.

Foto: Brenda Pereira

Também há duas áreas com bancos de concreto e madeira dispostos em círculo, com uma mesa de concreto no meio.

Foto: Brenda Pereira

Para quem gosta de jogar xadrez, cartas e dominó, há um espaço reservado somente para isso, onde foram colocadas mesas com tabuleiro.

Foto: Brenda Pereira

As árvores da praça ganharam destaque com novos canteiros e as flores colorem a praça.

Foto: Brenda Pereira