X
X

Buscar

Veja como funciona a distribuição de energia em Brusque e região

Município conta com três subestações em funcionamento, uma recém inaugurada

O município de Brusque conta atualmente com três subestações da Celesc: a do bairro Bateas e do Rio Branco, que estão em funcionamento, e a do São Pedro, inaugurada na sexta-feira, 4.

A nova subestação possui uma potência de 26 megavolt-ampère (MVA). “Vai aumentar em 25% a oferta de energia elétrica pra região”, diz o gerente regional da Celesc, Claudio Varella.

A estrutura vai dividir a carga com as outras duas subestações em operação no município, no Bateas e no Rio Branco, o que vai aliviar um pouco a demanda. No caso da subestação do Rio Branco por exemplo, não distribuirá mais energia para Guabiruba porque essa função será da nova subestação.

Subestação do Rio Branco atende 100% do município de Botuverá | Foto: Arquivo O Município

Dessa forma, a energia que era liberada para o outro município será dividida para a demanda das outras localidades. “Vai reduzir a questão da falta de energia porque vou ter mais cinco circuitos pra dividir entre todos que estão aí”, explica Varella.

“Por exemplo: eu tinha um circuito que atendia dez mil unidades consumidoras. Agora, vai ter mais um circuito, então vai ficar cinco em um e cinco no outro. Quando eu desligar um, só cinco vão sentir a falta. Quando eu desligar o outro lado, só os outros cinco vão sentir a falta”, exemplifica.

Subestação do Bateas abastece vários bairros de Brusque e Guabiruba | Foto: Arquivo O Município

Somando Brusque, Botuverá e Guabiruba, são 67.276 unidades consumidoras na região.

O caminho da energia

A energia recebida pelas subestações localizadas em Brusque abastecem tanto o município quanto Guabiruba e Botuverá.

A subestação de distribuição localizada no Bateas tem uma potência instalada de 92 MVA e 8 alimentadores que atendem 60% de Brusque e 40% de Guabiruba.

A nova subestação, no São Pedro, tem uma potência de 40 MVA. Instalada entre Brusque e Guabiruba, distribui energia entre estes municípios, liberando carga da subestação do Bateas para os bairros Limoeiro, Planalto, Nova Brasília, Volta Grande e área central de Brusque.

Foram construídos cinco circuitos alimentadores de distribuição de energia. Dois circuitos alimentadores atenderão a cidade de Guabiruba e três a cidade de Brusque.

A subestação do Rio Branco tem uma potência instalada de 80 MVA e oito alimentadores que atendem 40% do município de Brusque, 60% do município de Guabiruba e 100% de Botuverá. Com a subestação São Pedro em funcionamento, foi liberada carga para os municípios de Botuverá e Brusque nos bairros Cedrinho, Dom Joaquim, Souza Cruz e Thomaz Coelho. Confira a ilustração: