Veja quais infrações de trânsito mais multaram condutores em Brusque em 2020
Irregularidade no estacionamento rotativo e uso de celular ao volante estão entre as que mais multam
Irregularidade no estacionamento rotativo e uso de celular ao volante estão entre as que mais multam
Em 2020 a Polícia Militar e a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) aplicaram 17.195 multas de trânsito. O número é de 19.865 se consideradas as infrações registradas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) nas rodovias estaduais que passam pelo município.
Dentre as multas aplicadas pela PM e pela GTB, em primeiro lugar aparece a infração por irregularidades no estacionamento rotativo. Ao longo do ano passado, 4.476 condutores foram multados.
O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, defende que a fiscalização de trânsito é a melhor ferramenta da segurança pública. “É a melhor forma de a Polícia Militar ser sentida pela sociedade. Incentivo a fiscalização visando a repercussão do nosso serviço”.
A infração que mais multou os condutores em 2020 foi a irregularidade em estacionamento rotativo. Ferreira Filho diz que a multa é aplicada somente pela GTB, mas avalia que o aumento se deve porque a Área Azul ficou sem funcionar por um período e, quando voltou a funcionar, a população “ficou mal acostumada”.
O manuseio de celular ao volante foi motivo de multa para condutores 1.968 vezes em 2020. O número é menor do que o registrado em 2019, quando foram registradas 2.182 infrações.
O não uso do cinto de segurança resultou em 1.525 multas em 2020, número inferior ao de 2019, quando foram registradas 2.141 multas pela infração.
O tenente-coronel avalia que os números foram menores em 2020 pela diminuição das barreiras de fiscalização, visto que a Polícia Militar focou em outros tipos de ocorrência ao longo do ano.
Durante 2020 a Polícia Militar focou na fiscalização de veículos estacionados sobre passeio. A ação resultou em 1.230 multas. Em 2019, a infração não aparecia no ranking das multas.
Outra infração que foi o foco da polícia no ano passado foi o uso irregular de películas. Foram aplicadas 1.190 multas, número 244% superior ao registrado em 2019, quando foram registradas 345 infrações.
No ano passado 322 condutores foram multados por não utilizar calçado inapropriado e outros 311 por conta da descarga livre no veículo. O comandante da PM explica que as infrações aparecem no ranking principalmente por conta da intensificação da fiscalização de motociclistas.
Devido às inúmeras reclamações devido ao ruído de escapamento, a polícia fiscalizou os motociclistas e durante a fiscalização consequentemente encontrou outras irregularidades, como o uso de chinelo.
Em último lugar no ranking das dez infrações que mais multaram em 2020 aparece a desobediência de ordem do agente. Ferreira Filho explica que a situação não está relacionada ao desacato.
O que ocorre é que boa parte destas multas acontecem por não apresentação de veículo regularizado, como é o caso das motocicletas e dos veículos com película.
Quando o condutor é multado, ele tem um prazo para apresentar o veículo no quartel com as alterações devidas. Quando a pessoa não leva o veículo, recebe outra infração por desobedecer a ordem dada pela polícia.