Vencedores do concurso “Cartaz sobre a Paz” são premiados

Aluna da escola Alberto Pretti conquistou o primeiro lugar

Vencedores do concurso “Cartaz sobre a Paz” são premiados

Aluna da escola Alberto Pretti conquistou o primeiro lugar

O Lions Clube de Brusque Berço da Fiação realizou na noite de quarta-feira, 30 de outubro, a divulgação dos finalistas e do vencedor da etapa municipal do concurso ‘Cartaz sobre a Paz’. A vencedora foi Yasmin Aparecida Raimundo, 13 anos, estudante do 7º ano da Escola de Educação Fundamental Alberto Pretti.

O evento foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil e contou com a presença de alunos finalistas, pais, professores, diretores, membros do Lions, autoridades e convidados.

O concurso é promovido em todo o mundo pelo Lions Internacional e tem como objetivo instigar nas crianças e nos jovens a chance de expressar suas visões da paz e inspirar o mundo por meio da arte e da criatividade.

Em Brusque, o concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação, nas escolas Alberto Pretti, Paquetá, Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, Professora Isaura Gouvêa Gevaerd e na Augusta Dutra de Souza, para alunos de 11 a 13 anos.

Após uma seleção feita pela escola, os membros do clube selecionaram os três melhores de cada escola, que foram expostos na quarta-feira. Também durante o evento, o público pode votar em um dos cinco trabalhos finalistas, representantes de cada escola.

A vencedora, Yasmin, vai representar Brusque na etapa do Distrito. Depois vai concorrer na categoria estadual, nacional e, se classificado, terá a chance de disputar com trabalhos de outros locais do mundo.

“A inspiração busquei na minha família. Gosto de desenhar e fiquei surpresa em ter ficado no primeiro lugar da escola, entre os cinco finalistas, já que nunca tinha participado de um concurso. Não imaginava ficar em primeiro, mas foi gratificante. Estou muito feliz e sem dúvida vai me motivar a continuar desenhando”, declara Yasmin.

Durante o evento, todos os cinco alunos finalistas da etapa municipal, de cada escola, foram contemplados com uma bicicleta. Já os estudantes que tiveram seus cartazes classificados como segundo colocados foram ganharam um rodízio de pizza.

Da mesma forma, para os cartazes que ficaram em terceiro lugar, os estudantes foram contemplados com uma entrada para o cinema.

De acordo com o vice-presidente do Lions, Ademir José Jorge o concurso já é realizado há anos pelo Lions, entretanto este ano teve algumas alterações. Para ele, poder conhecer de perto a realidade das unidades de ensino e conscientizar os jovens sobre o tema, foi enriquecedor. “Foi uma experiência incrível e fiquei surpreso com a estrutura das unidades de ensino que visitamos. Os professores e alunos abraçaram a ideia e foi um desafio escolher os trabalhos, que foram muito bem feitos”, comenta.

A presidente do clube, Maria Izabel Riberio Escaramusa falou sobre a criatividade dos alunos instigada pelo concurso e também das demais ações promovidas pela organização. “As escolas têm grandes talentos e assim é uma forma de descobrirmos. Este é um evento que promovemos há anos e é importante levarmos para a nossa comunidade, que também passa a conhecer outras ações desenvolvidas pelo Lions em suas diversas campanhas”.

O vice-prefeito de Brusque, José Ari Vequi, também esteve presente no evento e destacou o papel do concurso e a qualidade dos trabalhos apresentados referentes ao tema. “É muito gratificante conhecer esse trabalho em relação a paz, feito pelo Lions, cujo tema é algo tão aclamado no mundo e que todo cidadão procura, em seu dia a dia”.  declarou.

A diretora da EEF Profª Isaura Gouvêa Gevaerd, Ana Vani Giraldi comentou sobre a experiência da unidade de ensino, já que esta foi a primeira vez que a escola participou do concurso Cartaz sobre a Paz. “Todos os alunos e professores se empenharam em fazer os trabalhos, nas duas turmas participantes. Sem dúvida abordar esse tema, que é sempre atual, foi muito gratificante”.

Da mesma forma, o diretor da EEF Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, Sérgio Luis Gonçalves, falou da satisfação da unidade escolar em estar entre as cinco escolas que integraram o projeto este ano, bem como da parceria com o Lions. “Ano passado participamos do concurso e inclusive o nosso aluno foi o campeão, e é uma satisfação estar aqui novamente”.

Saiba mais

Na etapa internacional, serão selecionados o vencedor do grande prêmio e 23 menções honrosas. O grande prêmio consiste de US$ 5.000 (ou o equivalente em moeda local), mais uma viagem para o vencedor e dois membros da família à cerimônia de entrega dos prêmios, em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Cada um dos 23 finalistas vencedores da menção honrosa receberá um certificado e um prêmio monetário no valor de US$ 500 (ou o equivalente em moeda local).

 

Confira os vencedores:

1º lugar
Yasmin Aparecida Raimundo – Escola Alberto Pretti (vencedora etapa municipal)
Guilherme Gregório Lang – Escola Augusta Dutra de Souza
Evelyn Luise Dalcastagne – Escola Profª Isaura Gouvêa Gevaerd
Ana Júlia Comandolli – Escola Paquetá
Yasmin Jesus Caldas – Escola Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

2º lugar
Sabrina Coelho – Alberto Pretti
Victor Torresani – Escola Augusta Dutra de Souza
Camila Beatriz Gonçalves – Escola Profª Isaura Gouvêa Gevaerd
Vitória Cirino Carvalho – Escola Paquetá
Valeria Valentina – Escola Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

3º lugar
Merilyn Beatriz de Paula – Escola Alberto Pretti
John M. Fernando Martins – Escola Augusta Dutra de Souza
Marina Heloisa M. de Moura – Escola Profª Isaura Gouvêa Gevaerd
Wanda Beatriz da Silva – Escola Paquetá
Ana Carolina C. Albino – Escola Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo