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Vendas de Páscoa movimentam comércio de Brusque

A escolha pelos presentes vai de pequenas lembranças a opções mais sofisticadas

O cenário econômico atual faz com que as pessoas planejem bem os gastos antes das compras de Páscoa, e mesmo diante da necessidade de economizar, os consumidores não deixam de investir em presentes para familiares e amigos. Cristiane Martins é vendedora, e neste ano, pela primeira vez, optou por produzir as lembranças de Páscoa.

“Eu mesma irei fazer ovos de colher para presentear meus familiares. Comprei o chocolate bruto, formas de ovos e as embalagens. Vou preparar o recheio e montar os ovos em casa”, declara Cristiane.

Essa tendência de as pessoas buscarem a matéria-prima para produção própria, refletiu no incremento das vendas da loja Embrulhe Festas. “A época de Páscoa é o período em que temos mais vendas. Percebemos um crescimento e estamos vendo que apesar de ter diminuído um pouco a procura pelo chocolate em si, aumentou a demanda por outros artigos como embalagens. O consumidor não está mais presenteando com ovos tradicionais e grandes cestas, mas preferindo outros tipos de lembranças e comprando os materiais para fazer seus próprios presentes”, descreve Renan Dalago, proprietário da Embrulhe Festas.

O aumento da procura por outras opções além do tradicional ovo de chocolate, também é percebida pela rede de Supermercados Archer. “A compra de ovos de páscoa diminuiu nos últimos anos e as próprias empresas que fabricam mudaram um pouco o foco de vendas e passaram a oferecer mais itens em forma de barras e caixas de chocolate, que é o que mais temos vendido. As pessoas não deixam de comprar, mas buscam alternativas mais baratas. Com a proximidade da Páscoa, percebemos um aumento do fluxo de clientes nas lojas, que ao vir em busca de lembranças de Páscoa, acabam consumindo também outros produtos”, relata o gerente comercial Udo Wandrey.

Criatividade
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Michel Belli, acredita que o momento econômico do país requer criatividade por parte dos comerciantes. “A gente verifica um interesse cada vez maior do consumidor, em produtos que vão além do ovo de chocolate, por isso, o lojista que inova e oferece opções diferenciadas, acaba conquistando mais clientes. Sabemos que a Páscoa é uma data que representa um incremento nas vendas de muitos estabelecimentos, e acreditamos que quem for criativo vai conquistar ainda mais vendas, pois todo mundo gosta de presentear, nem que seja com uma pequena lembrança”, define Michel.

A Sassipan Panificadora, Confeitaria e Empório compartilha o pensamento do presidente da CDL e apostou em novos produtos nesta Páscoa. “Conforme a época do ano, nossos clientes sempre encontram alguma coisa diferente para degustar e lembranças para presentear. A exemplo do último Natal, em que desenvolvemos uma nova receita de panetone, agora estamos oferecendo a colomba pascal e o ovo de colher, que é o carro-chefe da nossa campanha de Páscoa. Depois de muito planejamento e vários testes, chegamos a um produto com qualidade garantida, umidade adequada e validade razoável. A ideia principal é possibilitar que as pessoas comprem um ovo recheado com seu bolo preferido, que pode variar de red velvet, cenoura, brownie com oreo, a chocolate”, explica Joseane Caetano Sassi, gerente de Produção da panificadora.

A novidade vem sendo bem aceita pelos clientes. “Normalmente as pessoas deixam para comprar e fazer seus pedidos em cima da hora, bem próximo ao final de semana da Páscoa, mas neste caso, fugiu um pouco à regra. Já recebemos inúmeras encomendas e estamos bem contentes com a procura pelos novos produtos. Lembrando que o consumidor tem a possibilidade de escolher os doces em tamanhos e embalagens diferentes, que podem ser comuns ou mais elaboradas. Temos desde pequenas lembranças a itens mais sofisticados, que variam de amêndoas, bolachas decoradas, chocolates finos, cestas, colombas, ovos de colher, entre outros. Outra coisa que valorizamos é a tradição da decoração, então, decoramos tanto nosso ambiente interno, como a fachada, para que os clientes entrem no clima de Páscoa ao frequentarem nosso estabelecimento”, completa a gerente de Marketing da Sassipan, Sara Caetano Sassi.