Vendas para o Dia dos Namorados em Brusque superam média estadual e nacional
Pesquisa da CDL verificou que as lojas do município se mantiveram estáveis em relação a 2015
Pesquisa da CDL verificou que as lojas do município se mantiveram estáveis em relação a 2015
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque realizou pesquisa em 20 lojas associadas para verificar o desempenho das vendas para o Dia dos Namorados – comemorado no último domingo, 12. A entidade constatou que a comercialização de produtos manteve-se estável. O resultado é superior à performance do restante do país, que teve queda de 9,5% em relação ao ano passado.
Leia também: Recurso de Prudêncio só será analisado após manifestação da defesa de Bóca Cunha
Os dados nacionais foram divulgados na segunda-feira, 13, pela Serasa Experian por meio do Indicador de Atividade do Comércio. Segundo a Serasa, 2016 registrou o pior desempenho do país desde 2006, ano em que o indicador começou a ser divulgado.
Entre os dias 6 e 12 de junho, apenas na cidade de São Paulo as vendas caíram 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado. A Serasa afirmou ainda que os motivos da performance negativa tem relação com o crédito mais escasso e mais caro, com a queda do poder de compra dos brasileiros e com a inflação alta.
Na pesquisa realizada pela CDL de Brusque, das 20 lojas que participaram, oito tiveram queda nas vendas, oito tiveram acréscimo e duas ainda não haviam computado o resultado das vendas.
“Tivemos empate em relação à pesquisa. O que foi percebido é que os setores do vestuário tiveram aumento significativo devido ao frio. Duas lojas relataram vendas melhores até que o Natal. Já as lojas de cosméticos e perfumes e eletro eletrônicos tiveram vendas menores que 2015”, afirma o presidente da CDL, Michel Belli.
Para o presidente, em comparação ao cenário nacional e também ao do próprio estado, o desempenho de Brusque é positivo, embora a pesquisa tenha apontado empate entre as lojas e embora a entidade tivesse projetado saldo superior.
“Foi na contramão do que acontece no Brasil e em Santa Catarina. Para a nossa região foi bom, principalmente porque teve queda nos outros locais. E isso mostra, mais uma vez, que Brusque se supera”, diz.
Na loja Pele de Seda, que atua no setor de vestuário, as vendas deste ano superaram em 8% as vendas do ano passado. De acordo com a proprietária do estabelecimento, Ivania Machado Cunha, o frio auxiliou na performance.
“O frio com certeza ajudou, principalmente nos últimos três dias de vendas antes do Dia dos Namorados. O pessoal se obrigou a comprar. Se não tivesse frio, talvez tivéssemos ficado com o mesmo número de vendas do ano passado”, afirma Ivania.
Por outro lado, na loja Ind.co, que também atua no setor de vestuário, as vendas se mantiveram semelhantes às registradas em 2015. Para a gerente Sonia Floriani, os clientes da loja seguraram o bolso neste ano.
“Eu acho que é a crise, esperávamos um pouco mais e a tendência era vender mais por causa do frio”, afirma a gerente. “Durante a semana teve bastante gente fazendo pesquisa de preços, mas no sábado o movimento foi fraco”, completa.