Verão deve ser de calor intenso e chuva acima da média no Vale do Itajaí
Epagri/Ciram publicou previsão para todo o período da estação, que vai até 20 de março
Epagri/Ciram publicou previsão para todo o período da estação, que vai até 20 de março
O verão será de chuva acima da média e calor intenso no Médio Vale do Itajaí. Neste período as massas de ar quente serão frequentes e duradouras, com pelo menos três ondas de calor, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno. A previsão é referente a todo o período da estação, que vai até 20 de março.
Nesta época do ano, sobretudo em janeiro, é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania. No Vale do Itajaí será mais presente a variação de nebulosidade com episódios de chuva, devido à circulação marítima, ou seja, transporte de umidade do mar para continente, fenômeno mais recorrente no mês de janeiro.
Em janeiro e fevereiro, as chuvas têm curta duração e ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. A média mensal do volume de chuva é de 170 a 250 milímetros (mm). A previsão é de que o volume de chuva fique próxima ou acima da média prevista no Vale do Itajaí, segundo a Epagri/Ciram.
Em março diminuem as chuvas de verão e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com maior frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em SC, com média mensal de 110 a 150 mm no Vale do Itajaí.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: