X
X

Buscar

Vereador alerta para falta de estrutura da Defesa Civil de Brusque

Órgão municipal teve que utilizar veículos emprestados da Fundema e GTB para auxiliar a população 

Os problemas causados pelas fortes chuvas da última semana no município foram o destaque da sessão desta terça-feira, 11, da Câmara de Vereadores.

O vereador Jean Pirola (PP) destacou o trabalho realizado pela equipe da Defesa Civil do município, mas chamou a atenção para os problemas de estrutura que o órgão enfrenta na hora de auxiliar a população durante as ocorrências.

Pirola diz que aparentemente o órgão parece estar equipado, mas essa não é a realidade. Dos quatro veículos que ficam estacionados em frente ao prédio, apenas um tem condições de uso.

“Apenas o carro mais simples, de 2009, doado pelos bombeiros, que eles conseguem usar. Os outros dois, também doados pelos bombeiros, estão estragados, e a caminhonete maior, 4×4, não pode ser usada porque é do estado”.

De acordo com Pirola, os agentes da Defesa Civil tiveram que atender as ocorrências com dois carros pequenos, colocando em risco a própria segurança. “A caminhonete era da Defesa Civil regional e não podia ser usada porque o coordenador regional não veio até aqui para autorizar o uso do carro. E a defesa civil subindo e descendo morro com um Up e um Gol, uma vergonha. O veículo ficou parado lá o tempo todo de quinta a domingo”.

Ainda segundo ele, a Fundema e a Guarda de Trânsito tiveram que emprestar seus veículos para que a Defesa Civil pudesse executar seu trabalho. “A Defesa Civil só é lembrada nesses momentos. Espero que o poder público, não só o município, mas o estado, olhem com mais carinho para a Defesa Civil”.

 

Aprovações

Durante a sessão, foi aprovado o projeto de lei 69/2019, de origem legislativa, que institui a Semana das Etnias em Brusque. Também foi aprovado requerimento de Marcos Deichmann endereçado a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí, ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e ao prefeito de Brusque, solicitando a regulamentação da coleta de resíduos como árvores, restos de materiais de construção, entre outros, para o descarte adequado.