Vereador denuncia descarte irregular de resíduos no bairro Jardim Maluche

Vários pontos do bairro estão sendo usados como depósito de entulhos por alguns moradores

Vereador denuncia descarte irregular de resíduos no bairro Jardim Maluche

Vários pontos do bairro estão sendo usados como depósito de entulhos por alguns moradores

O vereador Jean Pirola (PP) abordou na sessão desta terça-feira, 7, situação que vem acontecendo no bairro Jardim Maluche. Alguns moradores do local estão descartando lixo, de forma irregular, diretamente nos canteiros existentes em algumas ruas do bairro.

De acordo com o vereador, é possível encontrar sacos de lixo com podas de árvores, grama e outros resíduos jogados diretamente na rua para que a prefeitura faça o recolhimento. Pirola ressalta que a prefeitura não é obrigada a recolher este tipo de resíduo, já que é dever de cada morador dar o descarte correto do lixo que a Recicle não recolhe.

“Nos outros 26 bairros da cidade a prefeitura não faz o recolhimento do material, mas lá no Maluche a prefeitura se vê obrigada porque estão jogando direto no meio da rua. Isso tem gerado incômodo aos moradores do Maluche e também para os dos outros bairros que não contam com esse serviço”.

Foto: Câmara de Brusque/Divulgação

Pirola já havia levantado o assunto durante sessão da Câmara há 15 dias. Nesta semana, ele voltou ao local para verificar a situação e constatou que o problema só aumentou. “Há 15 dias tínhamos seis pontos onde os moradores estavam depositando lixo, agora tem mais de 20 pontos diferentes. No meio dos restos de podas, encontramos garrafas pet, sacolas plásticas com outros resíduos também, restos de alimentos”.

O vereador diz que no Código de Posturas do município consta que se o cidadão for pego descartando material em vias públicas a prefeitura pode fazer a limpeza, mas cobrar do morador o valor que gastou mais 10%, entretanto, esta legislação nunca foi colocada em prática.

“Está no Código de Posturas e nunca foi utilizada. Pedimos para que a comunidade ajude a identificar as pessoas que estão fazendo isso para que a prefeitura possa multar e acabar com essa situação”.

O vereador Ivan Martins (PSD) afirma que causa surpresa esta situação acontecendo no bairro Jardim Maluche. “São pessoas que poderiam dar muito bem o destino correto a esses entulhos”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio