X
X

Buscar

Vereador pede pelo aumento do efetivo da Guarda de Trânsito de Brusque

Número baixo de agentes dificulta execução das demandas da cidade

Nesta terça-feira, 17, o baixo efetivo da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) voltou a ser pauta na câmara de vereadores. O órgão que auxilia em casos como acidentes e horário de pico tem dificuldade em cobrir todas as demandas da cidade.

Durante a sessão ordinária desta semana, o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), emitiu um requerimento para que a prefeitura faça a nomeação do maior número possível de profissionais aprovados no último concurso público da GTB.

Segundo informações recebidas pelo vereador, atualmente a GTB possui 17 agentes, enquanto em 2018 eram 20. “Recentemente, foi feito um concurso onde 25 profissionais foram aprovados. Acontece que a prefeitura só vai chamar cinco e esses não vão dar conta de toda a demanda”, pontuou o parlamentar.

Ele relembrou que a GTB atua em diversos momentos e sua principal função não é multar. “Não é só para multar. É pra coordenar o trânsito, ajudar quando tem algum acidente ou na saída da escola”, defendeu.

Após conversa que Cacá teve com o diretor de Trânsito, Renato Bianchi, o vereador falou que é evidente a dificuldade que os agentes da GTB enfrentam. “Pelas respostas que recebi do Renato Bianchi, ficou bem claro ali, até como forma de desabafo, que hoje não tem efetivo suficiente para cumprir as prerrogativas pelas quais a Guarda foi criada”.

O vereador do Podemos também mencionou que o número de viaturas, assim como de agentes, é insuficiente. Ele mencionou reportagem produzida pelo O Município onde consta que atualmente a GTB possui três viaturas para cobrir a cidade e a fala do Renato que explica que é “humanamente impossível” assessorar a saída de todas as escolas.

“Obviamente que não precisa chegar nas 60, mas tem uma, por exemplo, a do Paquetá, pra saída e entrada de escola ali tem que ter uma paciência gigante. A GTB seria muito bem-vinda e faria um ótimo serviço. Por que não está lá sempre? Porque não tem efetivo”, explicou Cacá.

O posicionamento do vereador do Podemos foi apoiado por outros três membros do legislativo. André Vechi (DC) defendeu a proposição e relembrou que o efetivo é baixo para a demanda da cidade.

A vereadora Marlina Oliveira (PT) afirmou que a GTB é uma conquista para Brusque e destacou o trabalho do órgão quanto à educação de trânsito realizado nas escolas. “Se tivéssemos mais pessoal, com certeza a atuação estaria melhor. É só olhar pra guarda que tem ao redor do município, Balneário, Itajaí, o quanto é eficiente. Nós merecemos esse serviço de qualidade”, disse.

Por último, o vereador Ivan Martins (Republicanos) também se manifestou sobre o tema. “Uma instituição como essa tem que funcionar. Se não funcionar, é preferível encerrar”, opinou.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube