Vereador propõe inclusão de disciplina sobre direitos do consumidor nas escolas

Objetivo é orientar os jovens para que façam compras mais conscientes quando adultos

Vereador propõe inclusão de disciplina sobre direitos do consumidor nas escolas

Objetivo é orientar os jovens para que façam compras mais conscientes quando adultos

Munir crianças e adolescentes com o conhecimento básico sobre os Direitos do Consumidor é o principal objetivo do anteprojeto de lei proposto pelo vereador Jean Pirola (PP), presidente da Câmara de Vereadores de Brusque. Ele encaminhou para a Prefeitura de Brusque e também ao deputado estadual, Silvio Dreveck (PP), a solicitação da inclusão da disciplina de Educação de Consumo na grade curricular de ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual.

Pirola, que trabalhou por dez anos consecutivos no Procon, diz que o objetivo é levar conhecimento sobre consumo aos jovens, de dez a 14 anos. Ele afirma que nesta fase crianças e adolescentes começam a ter discernimento do valor dos produtos e de quanto custa esse dinheiro. “Essa é a uma economia social, popular, familiar, em que eles começam a perguntar quanto o pai e a mãe ganham, quanto se gasta na escola, no médico, e são essas questões que vão transformar a criança, inclusive, num poupador”.

O vereador diz que a inclusão da disciplina tem também o objetivo de tornar o aluno um fiscalizador, já que ele começa a comparar preços, observar datas de fabricação e validade, além de prazos de garantia. “São informações que os jovens vão aprender na escola e vão levar para a família e para o dia a dia”.

Pirola justifica que o anteprojeto foi enviado ao deputado Dreveck por ele ser um fomentador da defesa do consumidor em Santa Catarina e que acredita que se for visto com bons olhos na Assembleia Legislativa, já poderá estar incluso na grade curricular do próximo ano. “Se for acatada a solicitação da criação do projeto, as comissões farão as discussões e levarão adiante. Acredito que não terá muita burocracia, pois é simples e objetivo, que traz garantias para a própria saúde e segurança do consumidor”.

O vereador conta que o prefeito interino, Roberto Prudêncio Neto, afirma ver com bons olhos a inclusão da disciplina e que conversará com o secretário de Educação, Ivanor Mendonça, para verificar sobre a viabilidade. Em Brusque, se for aprovado, poderá fazer parte da grade de ensino já no próximo semestre.
O diretor administrativo do Procon do município, Anderson Merlo, opina que a proposta é interessante. “É ótimo, pois o ambiente escolar começará a discipliná-los sobre os cuidados na hora de comprar e para que observem desde cedo itens como preço e validade”. Ele diz que é uma forma de alertar este público sobre os principais cuidados relacionados ao consumo. “Se forem educados temos a chance de evitar problemas. Quando crescer, a criança provavelmente saberá dos seus direitos e não será enganada”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo