Vereador quer proibir que menores de idade frequentem tabacarias em Brusque

Lei prevê punições a estabelecimentos, que podem chegar a cassação do alvará

Vereador quer proibir que menores de idade frequentem tabacarias em Brusque

Lei prevê punições a estabelecimentos, que podem chegar a cassação do alvará

O vereador Felipe Hort (Novo) apresentou projeto à Câmara de Brusque que proíbe que menores de idade frequentem tabacarias e estabelecimentos similares no município.

O texto prevê que os estabelecimentos informem, através de aviso fixado, a proibição para menores de 18 anos.

De acordo com o texto, o descumprimento do disposto neste artigo será considerado infração administrativa de natureza grave para fins de fiscalização municipal.

O descumprimento da lei resultaria, inicialmente, em advertência por escrito. Na sequência, multa, a ser fixada em regulamentação própria do Poder Executivo, conforme a gravidade da infração e, em último caso, suspensão ou cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

A lei federal atualmente já proíbe que menores de 18 anos comprem esse tipo de produto, mas não que frequentem os estabelecimentos.

“Esta proposta não visa punir o empreendedor de boa-fé, mas sim estabelecer limites claros, com responsabilidade social. A proibição de acesso a menores protege, previne e também oferece segurança jurídica ao estabelecimento – que não poderá mais ser acusado de negligência, desde que cumpra a lei”, diz o vereador na justificativa do projeto.

O vereador ainda apresentou um projeto de lei ordinária que altera lei de 2013 e inclui os
dispositivos eletrônicos para fumar, como pods, entre os produtos cujo consumo é proibido em ambientes de uso coletivo. As duas propostas ainda serão analisadas pelas comissões antes de ser colocada em votação.


Assista agora mesmo!

Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo