Vereador questiona prefeitura sobre planos para construção de nova ponte na Cristalina
"Moradores têm medo", destaca Cacá Tavares
A Câmara de Brusque aprovou nesta terça-feira, 20, um pedido de informação do vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), questionando a prefeitura sobre um projeto para reformar a ponte pênsil que fica na localidade da Cristalina.
O vereador explica que a associação de moradores do bairro alertou sobre problemas da ponte, que interliga Brusque e Guabiruba. Ele também lembrou diversas solicitações de outros colegas em relação à estrutura.
Na última semana, após vistoria da Defesa Civil de Brusque e da Defesa Civil de Guabiruba, a ponte foi interditada por risco na estrutura.
Cacá destaca que, apesar de reparos realizados, os problemas são recorrentes e a estrutura da ponte está cada vez mais precária, necessitando urgentemente de adoção de medidas mais eficazes. “Os prefeitos de Brusque e Guabiruba se comprometeram a fazer uma bela reforma no local. A ponte é muito usada pelos moradores e a comunidade reclama que as obras são apenas paliativas. Os moradores têm medo”, contou Cacá.
O vereador questiona se há algum projeto/planejamento em andamento voltado à
ampla reforma da atual ponte pênsil, com torres de concreto para dar mais segurança. Cacá explica que os moradores acreditam que, se a atual estrutura for substituída por uma ponte de concreto, ia gerar muito trânsito.
“Eles querem que a ponte pênsil continue, mas que seja feito uma nova ou que a atual seja reformada de maneira eficaz, principalmente com a substituição das torres e a troca de cabeamento. Existe o exemplo de uma ponte em Indaial, onde algumas partes são de concreto e só o vão é de madeira”, complementa.
Histórico
De acordo com o vereador, existe um pré-projeto de uma parceria público-privada para que uma ponte de concreto seja construída, mas em outro ponto da localidade. Em agosto do ano passado, a intenção de construir uma nova ponte na Cristalina foi anunciada pela Prefeitura de Brusque.
Na época, o prefeito de Brusque, Ari Vequi (MDB), afirmou que a obra não depende apenas de Brusque, mas do interesse de Guabiruba. Ele também contou que já havia começado o contato com Valmir Zirke (PP), prefeito da cidade vizinha.
Segundo Vequi, o projeto dessa ponte seria elaborado a longo prazo e precisaria ser trabalhado com Guabiruba para atender as necessidades da região.
*Texto atualizado em 21 de setembro de 2022, às 9h30. Após conversar com a associação de moradores da localidade, o vereador alterou o pedido de informação, já que a comunidade prefere a reforma ou substituição por uma nova ponte pênsil e não a construção de uma estrutura de concreto naquele ponto.
– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável