Vereador solicita estudo para criação de parque alagável em Brusque

Espaço funcionaria como uma ‘esponja’ para absorver água da chuva por meio de sistema de drenagem

Vereador solicita estudo para criação de parque alagável em Brusque

Espaço funcionaria como uma ‘esponja’ para absorver água da chuva por meio de sistema de drenagem

O vereador Rick Zanata (Patriota) solicitou que a Prefeitura de Brusque realize um estudo sobre a construção de um parque alagável no bairro Steffen. O local serviria como uma ‘esponja’ para drenar a água da região que registra alagamentos com as chuvas.

O parque ficaria localizado em um terreno na rua Olga Day de Souza e Silva, que foi adquirido pela prefeitura em 2020, segundo o parlamentar. “O projeto seria um parque na maior parte dos dias e em dias de chuvas ele se torna um mecanismo de defesa de cheias, tornando se alagável e mitigando a subida das águas”, explica.

Conforme o vereador, o espaço em que ele sugere a construção do parque tem 8,5 mil metros quadrados de área útil. “O projeto nasceu pela disponibilidade da área em uma conversa com a atual gestão do Obras. Se o estudo mostrar que é viável podemos avançar dentro da realidade financeira do município”.

Mais áreas de lazer

“Essa demanda nasce de uma vontade de ver mais áreas de lazer em Brusque. Não teve vínculo popular, mas sem dúvida antes da implantação a comunidade será ouvida para saber se eles desejam um parque ali”, comenta Zanata.

Segundo o parlamentar, os parques alagáveis têm o objetivo de manter a água da chuva e absorver esse volume por meio da drenagem urbana sustentável. Dessa forma, o parque é capaz de reduzir os danos de alagamentos, inundações e enchentes nas imediações.

Além disso, eles ficam localizados em uma área de infraestrutura verde e rica em vegetação. Zanata usa como exemplo de parques alagáveis duas estruturas de Curitiba, capital do Paraná: Barigui e Tingui. Ele afirma que as estruturas estão presentes em muitos lugares.

Após as eleições

No entanto, com a eleição para prefeito de Brusque, Zanata afirma que é preciso esperar passar esse período para começar as discussões.

“A expectativa é sempre positiva. Depois da eleição teremos que sentar com quem ganhou e conversar”, acrescenta. O vereador acredita que a população será receptiva com a proposta.

A princípio, a ideia do vereador é construir o parque somente no bairro Steffen, mas isso não significa que outras áreas de Brusque que também sofrem com alagamentos nos períodos de chuva não possam ter uma estrutura semelhante no futuro.


Veja agora mesmo!

Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo