X
X

Buscar

Vereador sugere mudança na emissão de carnês do IPTU pela prefeitura

Deivis da Silva (PMDB) afirma que há desperdício de dinheiro público com a confecção de carnês de papel

O vereador Deivis da Silva (PMDB), líder do governo na Câmara, irá propor à Prefeitura de Brusque que promova mudanças na forma de confecção e entrega dos carnês do IPTU, distribuídos à população anualmente.

Ele afirma que a forma como é feita hoje pela prefeitura, com a emissão dos carnês físicos para distribuição do pavilhão da Fenarreco, há prejuízo para os cofres públicos.

Segundo dados da prefeitura apresentados pelo vereador, foram emitidos 56.746 carnês neste ano, ao custo de 71 centavos por carnê. O custo desses carnês para o município, em 2017, foi de R$ 40,2 mil.

Além disso, 22 funcionários foram destacados para trabalhar em dois turnos na distribuição dos carnês. Do total confeccionado, foram entregues 34.680. Os demais, que não foram buscados pelos contribuintes, foram incinerados.

O vereador também mostrou que dos 34,6 mil carnês entregues, 32,8 mil foram quitados a vista. Ou seja, na prática, as folhas impressas para pagamento parcelado, em sua maioria, não serviram para nada.

A sugestão do parlamentar, para evitar o desperdício de dinheiro público – estimado em R$ 36 mil, somente neste ano – é reduzir ao máximo a emissão de carnês físicos. Ele sugere que, em vez de concentrar os carnês no pavilhão, a prefeitura deveria descentralizá-los.

A ideia é de que os carnês sejam disponibilizados online, em computadores distribuídos nas escolas públicas dos bairros. Nesse modelo, a população buscaria o carnê direto no bairro e faria a impressão para pagamento.

Isso, segundo Deivis, evita que sejam impressos carnês que não serão entregues aos contribuintes. O vereador destaca que, se acatada, a ideia permitirá à prefeitura que economize recursos para utilização em outras áreas.

Nesta semana, ele irá apresentar um requerimento formalizado a proposta ao prefeito Jonas Paegle.