X
X

Buscar

Vereadora quer tratamento de câncer em Brusque

Para ela, esta ação beneficiaria não só Brusque, mas também os municípios do entorno que hoje dependem de Blumenau

Foi aprovado na sessão desta terça-feira, 9,  requerimento da vereadora Marli Leandro (PT) para que a Câmara de Brusque envie documento à Secretaria Estadual de Saúde para saber da viabilidade de o Hospital Azambuja se tornar referência no tratamento oncológico na região. Para ela, esta ação beneficiaria não só Brusque, mas também os municípios do entorno que hoje dependem de Blumenau.

Marli justificou na sua proposição que o deslocamento dos pacientes até Blumenau causa um desgaste físico e mental aos doentes de câncer. Ela propôs que um documento seja enviado ao governo estadual e que, também, seja feito um estudo de viabilidade por parte das autoridades competentes sobre a realização dos tratamentos no Hospital Azambuja.

A vereadora também falou sobre o tema na tribuna. Ela destacou que apenas uma parte do tratamento contra o câncer seria trazido para Brusque. Inicialmente, as cirurgias passariam para Brusque, enquanto a quimioterapia e a radioterapia ficariam para o futuro. “Conversamos com o diretor do hospital e existe esta possibilidade. Existe também o interesse do Hospital Azambuja de oferecer o tratamento oncológico”.

Somente em 2014, 200 casos foram diagnosticados em Brusque, disse a vereadora. “A ideia é que no início do próximo a Câmara traga este assunto novamente à tona, quem sabe com uma audiência pública”, afirmou.