Vereadores apresentam projeto de nova sede da Câmara para entidades de Brusque
Prédio seria construído ao lado da Arena Brusque
Uma reunião entre vários vereadores e entidades aconteceu antes da sessão desta terça-feira, 18, para apresentação de um projeto de construção de uma nova estrutura para o legislativo brusquense.
Em agosto, a prefeitura autorizou utilização de área pública para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores de Brusque. O terreno fica ao lado da Arena Brusque, em frente à avenida Bepe Rosa, a Beira Rio. A área total tem cerca de 3,05 mil metros quadrados.
Durante o encontro, os vereadores explicaram às entidades a necessidade de ampliação do espaço. A reunião foi organizada pela presidência da Câmara.
“Conversamos e procuramos trazer as entidades para apresentar a proposta. Estamos desenvolvendo um projeto para abrir futuramente uma licitação. É um modelo que está sendo utilizado por órgãos públicos, em que se paga uma espécie de aluguel por um período até que a estrutura é revertida para o poder público. Com isso, não haveria a dispensa de custos vultuosas”, explica o presidente da Câmara, Alessandro Simas (PP).
Simas ressalta que a ideia já vem sendo discutida há algum tempo e que o projeto, que deve ser apresentado em breve, terá várias inovações. “É um projeto legal, que vai também ter espaço para a população utilizar. Não está sendo feito com pressa. Será um prédio sustentável, terá um espaço de lazer, plenário com espaço para galeria de arte e teatro, área de convivência”.
De acordo com Simas, o projeto finalizado deve ser apresentado à comunidade nos próximos meses.
Posicionamento das entidades
De acordo com a presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Conti, o encontro foi importante para entender as necessidades da Câmara. Ela destaca, porém, que é essencial avaliar as alternativas de ampliação do espaço físico antes de partir para a construção de uma nova estrutura.
“Foi uma conversa muito produtiva. Explanamos a nossa preocupação com a saída da Câmara daqui e também com os recursos que seriam destinados para uma nova estrutura, mas de uma forma muito transparente. Realmente existe a necessidade, eles precisam de um espaço, está inadequado. Mas estamos propondo alternativas, de um estudo concreto para ampliação desse espaço atual. Vemos com bons olhos que os três poderes se mantenham aqui. Mas os vereadores também têm alternativas e precisamos conhecer e acompanhar”.
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque, Rafael Maia destaca que é latente a ampliação do espaço físico da Câmara e que é necessário discutir alternativas.
“É muito importante que a Câmara chame as entidades representativas para conhecer o projeto. Queremos o melhor serviço público e não somos contrários [à ampliação do espaço da Câmara]. Entendemos que o atual prédio está aquém das necessidades dos vereadores, servidores e população. A discussão que precisamos aprimorar é a necessidade de um novo prédio ou se é possível fazer uma reforma. Entender o que é o mais eficiente. Fazer o máximo com o menor recurso possível. Vamos continuar conversando para aprimorar esse debate”
O presidente da Câmara afirma que já foi avaliada a a ampliação do atual prédio e verificado que “é muito complicado de fazer”. Segundo ele, a prefeitura tem interesse no atual espaço da casa legislativa para utilização por parte de secretarias municipais.
Além da Acibr e da OAB Brusque, estiveram presentes representantes da CDL Brusque, Sinduscon, Sindivest, Sifitec, Observatório Social.
– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama