Vereadores aprovam projeto que cria o Mês de Conscientização sobre o Autismo em Brusque
Ações sobre o tema devem ser realizadas no município no mês de abril
Ações sobre o tema devem ser realizadas no município no mês de abril
Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 19, o projeto de lei de autoria de Deivis da Silva (MDB), que institui o Mês Municipal de Conscientização sobre o Autismo em Brusque.
Pelo projeto, as ações para conscientização sobre o autismo devem acontecer em abril, aproveitando que no dia 2 do mesmo mês é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
O vereador autor do projeto, Deivis da Silva, destaca a importância de se discutir os assuntos relacionados ao espectro autista no município, já que uma a cada 59 crianças é diagnosticada com o transtorno.
“O autismo resulta em um déficit de comunicação, interação pessoal, os primeiros sinais podem ser identificados a partir dos oito meses. É uma síndrome que atinge hoje quase 2 milhões de brasileiros e mais de 70 milhões de pessoas no mundo”.
De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é estimular a realização de debates, campanhas e outras ações relacionadas ao tema, evitando, assim, a discriminação e proporcionando uma participação mais efetiva dessas pessoas na sociedade.
O projeto foi aprovado por unanimidade.
Arquivamento
Os vereadores também aprovaram o arquivamento do projeto 21/2019 que fixou novos valores de vencimento base para o cargo de médico e criou gratificação por assiduidade e permanência. A justificativa da prefeitura para o arquivamento é que o objeto deste projeto já consta no projeto de lei complementar 7/2020, que já foi discutido e aprovado.
Moções
Duas moções foram aprovadas na sessão desta terça-feira. A primeira, de autoria de Jean Pirola (PP), que pede ao governo do estado uma nova chamada de candidatos remanescentes aprovados no concurso público da Policia Militar de Santa Catarina, com o objetivo de melhorar o efetivo no estado.
Também foi aprovada moção de autoria de Gerson Morelli, o Keka (Podemos); Claudemir Duarte, o Tuta (PT); Marcos Deichmann (Patriota); Paulo Sestrem (Republicanos) e Sebastião Lima (PL), solicitando ao governador Carlos Moisés que autorize o retorno das atividades presenciais das entidades que promovem cursos profissionalizantes, desportivos, de artes e idiomas, observando todos os cuidados para evitar a propagação da Covid-19.