Vereadores de Brusque solicitam medidas para reforçar segurança em escolas
Série de requerimentos foi aprovada na sessão desta terça-feira, 11
Série de requerimentos foi aprovada na sessão desta terça-feira, 11
A Câmara de Brusque aprovou uma série de requerimentos nesta terça-feira, 11, solicitando reforço na segurança das escolas do município. Os vereadores lembraram do ataque de um homem em creche de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas na última semana, e destacaram o temor pela vulnerabilidade das unidades escolares atualmente.
Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Jocimar dos Santos (DC) e Ivan Martins (Republicanos) lamentaram o ocorrido e cobraram punições mais severas a quem comete crimes desta natureza.
Requerimento de Marlina Oliveira (PT), Nik Imhof (MDB) e Rogério dos Santos (Republicanos) solicitou a realização de audiência pública para discutir políticas públicas, planejamentos e ações voltadas à promoção da segurança da comunidade escolar, no âmbito das escolas da rede municipal de ensino.
Eles destacam que bullying, racismo, misoginia, xenofobia, ameaças, agressões, violência familiar, porte de armas, tráfico e uso de drogas, assassinatos ou suicídios, são exemplos de ocorrências que têm se intensificado no ambiente escolar nacional, que criam um clima de medo e de traumas em funcionários, crianças, adolescentes e jovens em formação.
A intenção é reunir representantes do corpo docente, discente e técnicos das unidades de ensino, profissionais da segurança, da saúde e da assistência social, entidades religiosas, associações e sindicatos representativos das classes envolvidas, além de órgãos e entidades de proteção à infância e adolescência.
O objetivo é criar um ambiente de análise das causas e dos efeitos da violência, a fim de avaliar os fatores que reduzem a sensação de segurança na comunidade escolar e estabelecer planos, projetos e metas tendentes a impedir hostilidades, garantindo a curto e a longo prazo a segurança física e psicossocial dos envolvidos e de toda a sociedade.
Outro requerimento, de Rogério dos Santos, André Rezini (Republicanos) e Jean Dalmolin (Republicanos) solicitou envio de expediente ao governador do estado e ao prefeito solicitando a adoção de medidas urgentes voltadas à garantia da segurança da comunidade escolar no município. Dentre as medidas solicitadas, eles citam a instalação de grades, muros altos, portas com detector de metais, cercas elétricas e contratação de profissionais de segurança em cada escola.
Outro requerimento de Deivis da Silva (MDB) requer o envio de expediente ao secretário estadual de Educação pleiteando a realização de estudos voltados à aquisição e instalação de portas com dispositivo detector de metais nas escolas públicas estaduais, nos moldes dos existentes em agências bancárias, com o intuito de coibir a entrada de pessoas portando armas de fogo, armas brancas ou qualquer instrumento cortante. Ele já havia sugerido isto há cerca de duas semanas.
Deivis solicita o envio de expediente aos deputados Ivan Naatz (PL), Emerson Stein (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD) para que atuem junto ao governo do estado para concretizar esta medida. Além disso, pede ao Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina e ao Conselho Municipal de Educação de Brusque para que enviem o pedido às escolas particulares de todo o estado.