Vereadores de Guabiruba tomam posse e presidente da Câmara é eleito
Solenidade aconteceu na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira
Solenidade aconteceu na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira
Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 1º, foram empossados os nove vereadores que compõem a 15ª legislatura da Câmara de Guabiruba, de 2021-2024. Na oportunidade, a nova mesa diretora foi eleita para o biênio 2021-2022.
A solenidade iniciou pontualmente às 10h, sendo presidida pelo vereador Vilmar Gums (MDB). Os vereadores proferiram o juramento e em seguida assinaram o documento da Justiça Eleitoral.
Alexandre Felipe Pereira (PP) discursou em nome dos demais parlamentares. “Alguns de nós foram reeleitos e outros, assim como eu, exercerão o mandato pela primeira vez. Juntos, vamos trabalhar na missão que nos foi confiada em um momento difícil e histórico que vive o mundo por conta da pandemia da Covid-19” , disse Pereira.
O vereador mais jovem eleito em Guabiruba também falou que o município avançou consideravelmente nos últimos anos. “Isso só nos faz ter a certeza que devemos continuar crescendo e melhorando ainda mais nossa saúde, nossa educação, a infraestrutura e todas as demais áreas essenciais ao bom funcionamento do nosso município”.
Passada a posse dos vereadores e do prefeito e vice, a sessão solene foi suspensa por 30 minutos. Na sequência, os parlamentares retornaram com as chapas para a presidência do Legislativo municipal.
A chapa formada por vereadores do Partido Progressista (PP) foi a vencedora, tendo o vereador reeleito Cristiano Kormann como presidente. Ele já foi presidente da Câmara no biênio 2018-2019.
Além dele, assumiram o biênio 2021-2021: Ricardo José Schlindwein (PP), como vice; Alexandre Felipe Pereira (PP), como primeiro-secretário; e Jair Kohler, como segundo-secretário.
A chapa derrotada tinha como candidata a presidente Maria Simone Fischer (MDB), a única mulher do Legislativo neste mandato.
Kormann terá o poder de escolher quais projetos serão votados nas sessões. Em seu discurso, depois de eleito, o presidente apoiou uma atuação conjunta do Legislativo. “Que sejamos todos os nove situação e se for preciso, todos os nove oposição”.
O vereador explicou que pensaram em compor uma mesa diretora eclética. Porém, optaram por uma chapa única do PP para incluir os vereadores de primeiro mandato do partido.