Vereadores de Guabiruba voltam a contestar construção de ponte de madeira no bairro São Pedro
Parlamentares mencionam plano de governo da atual administração que previa substituir pontes de madeira por estruturas de alvenaria
Parlamentares mencionam plano de governo da atual administração que previa substituir pontes de madeira por estruturas de alvenaria
Com intuito de melhorar o fluxo de ônibus e caminhões na região no bairro São Pedro, na Guabiruba, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está realizando a construção de uma ponte de madeira na rua Inês Fischer. Entretanto, vereadores do município têm contestado o material usado na obra.
O plano de governo da atual administração previa que as novas pontes que fossem construídas seriam de alvenaria e que as estruturas feitas de madeiras seriam substituídas, gradualmente, pelas de concreto. Os vereadores do MDB, Simone Fischer e Ronaldo Kohler cobraram um posicionamento da Secretaria de Obras durante a sessão da câmara de vereadores na última terça-feira, 22, de agosto.
Em maio, o vereador Waldemiro Dalbosco (PP) fez duras críticas sobre a construção da estrutura. Confira:
“Sabemos o quanto isso (pontes de madeira) tem dado transtorno no nosso município. Sabemos que elas têm uma durabilidade muito pequena, não ajudam e consequentemente estão sempre com problemas”, disse o vereador uma sessão.
Waldemiro ainda classificou a situação como um “retrocesso”. Ele considerou a construção da ponte como uma obra de interesse público, mas mencionou que a interligação será muito demandada, incluindo por moradores das localidades da Lorena e Alsácia. “Estamos chegando na metade do século 21 e estamos retrocedendo”, criticou.
A construção da ponte, que está em fase final, é feita ao final da rua Inês Fischer com ligação à rua Independência. De acordo com os vereadores, os questionamentos dos moradores são sobre a segurança no local, tendo em vista que existe uma creche no mesmo endereço e que há possibilidade de instalação de uma nova empresa no local, que aumentaria ainda mais o fluxo de veículos na região.
O vereador Ronaldo Kohler diz que esteve na semana passada na localidade e em ruas próximas e contou que os moradores, além de pensarem na segurança, também contestam a decisão de construir uma ponte de madeira quando o plano de governo do município promete a substituição de estruturas de madeira por alvenaria.
De acordo com Ronaldo, a princípio, as pessoas acham que a passagem será apenas para veículos pequenos, para otimizar o fluxo de automóveis daquele endereço, para desviar o trânsito das ruas São Pedro e José Fischer ou até facilitar a movimentação dos ônibus, devido à instituição de ensino instalada na rua.
Porém, o vereador menciona que futuramente a estrutura poderá ser danificada devido ao tempo e clima e a deterioração natural do material. Ainda de acordo com ele, futuramente há possibilidade de empresas se formarem na localidade, e então caminhões começarem a utilizar a travessia. “Não haverá ninguém para fiscalizar, mesmo se tiver placa de proibido caminhões”, menciona.
De acordo com o secretário de Obras, Jair Brambila, o motivo da construção da ponte de madeira se dá pela falta de recursos que o município possui para instalação da estrutura com materiais de alvenaria.
“Nós não temos um valor alto que custeie uma ponte de concreto”, diz o secretário. Desta forma, foi viabilizada uma ponte de madeira igual as que ainda existem na cidade. Jair ressalta ainda que apesar de já terem sido feitas as substituição de muitas pontes, com galerias e com concreto, ele informa que o processo é gradativo e funciona mediante a recursos. “Ou seja temos que ter disponibilidade financeira para montar uma ponte de concreto”, finaliza.
Com relação a segurança e manutenção das estruturas, o secretário diz que a ponte leva uma manutenção normal, que também é prevista nas pontes de alvenaria.
“A ponte de madeira dá uma manutenção mais curta, ou seja, de tempo em tempo tem que fazer a manutenção. Mas vai ter a manutenção igual qualquer outra ponte que a gente venha a ter na cidade, para garantir a segurança do usuário independente de veículo pequeno ou veículo grande”.
Ao final, o secretário de Obras garante a segurança na ponte de madeira. Segundo ele, É uma ponte segura, uma ponte que foi feita com grande resistência para aguentar ônibus e caminhões.
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