X
X

Buscar

Vereadores devem pedir afastamento de diretor do Samae de Brusque após denúncia de suposto esquema de rachadinha

Relatos são de que prática era conhecida, mas que envolvidos tinham medo de se expor

A denúncia de ex-servidor da prefeitura sobre suposto esquema de rachadinha para partidos em Brusque já causa repercussões na Câmara de Vereadores.

Durante a quarta-feira, 17, quando a reportagem foi publicada, vários vereadores se manifestaram a favor das investigações via redes sociais. Nos bastidores, é praticamente consenso de que essas práticas aconteciam, mas que não eram denunciadas por falta de provas.

Indignados com a situação, vereadores devem se reunir durante a tarde desta quinta-feira, 18, para discutir sobre que ações tomar a partir da denúncia. Uma CPI na câmara não deve ser aberta, porque o entendimento de alguns é que o Ministério Público tem ferramentas para uma investigação mais rápida e eficiente.

Uma das possibilidades é que eles se reúnam com o prefeito Ari Vequi (MDB) para pedir o afastamento de Cleiton Bittelbrunn (DEM), um dos citados na denúncia do ex-servidor. Caso a denúncia seja comprovada, eles devem pedir punições mais enérgicas aos envolvidos.

Relatos de vereadores são de que, pelos corredores da prefeitura, se ouvia que representantes do partido estavam envolvidos nesse tipo de prática, mas que, por medo de represálias e de perder o emprego, preferiam não se expor. O nome do presidente do DEM, Jones Bosio, também foi citado na denúncia do ex-servidor.

Vereador da última legislatura, Bittelbrunn ocupa cargo de diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) neste momento. O Democratas tem a maior bancada atualmente na câmara, com três vereadores.

A lei que proíbe vereadores de assumirem cargos na prefeitura foi aprovada em segunda votação na câmara há uma semana, projeto defendido na casa muito baseado no discurso de moralidade.

Até por conta disso, preocupados com a repercussão da denúncia entre os eleitores, outros vereadores aguardam uma manifestação dos colegas do Democratas e do prefeito sobre o assunto, já que o partido é da base do governo municipal.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube