Vereadores promovem campanha para arrecadação de absorventes em Brusque
Debates sobre tabus relacionados à menstruação também serão propostos
Os vereadores Rick Zanata (Patriota) e Marlina Schiessl (PT) estão encabeçando uma campanha para arrecadação de absorventes íntimos em Brusque. A iniciativa pretende, também, promover debates sobre pobreza menstrual e tabus relacionados à menstruação.
O objetivo do projeto se baseia em uma iniciativa realizada por uma vereadora em Criciúma, que já está em estágio mais avançado na cidade do Sul de Santa Catarina.
Além dos dois vereadores, Jean Dalmolin (Republicanos) também está auxiliando na campanha com objetivo de incentivar diálogos e debates.
“É uma campanha de arrecadação de absorventes para levantarmos esse debate e falarmos sobre isso. Até porque tem mulheres na nossa cidade que não têm condições financeiras de comprar o absorvente”, afirma Rick.
Para arrecadação, o objetivo é que diversos lugares do município sejam pontos de coleta. A campanha ainda está sendo elaborada entre os vereadores. Um vídeo foi divulgado nas redes sociais, introduzindo a iniciativa.
Pobreza menstrual
A pobreza menstrual traz à tona o tema no sentido literal da palavra “pobreza”, referente à dificuldade de acesso a absorventes íntimos por parte de pessoas que menstruam.
Muitas vezes sem condições financeiras para comprar o material adequado para uso íntimo, a falta do absorvente pode acarretar em problemas de saúde para a pessoa.
O vereador Rick Zanata afirma que as dificuldades financeiras forçam as pessoas que menstruam ou familiares delas a comprarem apenas produtos alimentícios, por exemplo, deixando o absorvente em segundo plano.
“Às vezes precisam comprar comida, pagar água, luz, e acabam usando papel higiênico, fralda ou paninhos no lugar do absorvente, causando um certo constrangimento e até problemas de saúde”, diz.
Marlina detalha que a campanha para arrecadação de absorventes vem ao encontro com os diálogos e debates, com objetivo de “quebrar o tabu” e falar abertamente sobre o tema.
“Pessoas em idade escolar às vezes são pegas desprevenidas e, por ser um tabu, passam por constrangimento. Essa campanha dialoga com as questões da pobreza menstrual e do tabu da menstruação”, esclarece.
A vereadora diz ainda que a participação do vereador Jean Dalmolin na campanha auxilia na elaboração dos debates sobre o tema. A proposta deve ser levada também para mais vereadores de Brusque, buscando uma mobilização maior.
Ainda de acordo com Marlina, a OAB Mulher de Brusque (Ordem dos Advogados do Brasil), mantém um diálogo com os vereadores para auxiliar na campanha.
Posicionamentos distintos
Apesar do posicionamento político, partidário e ideológico ser completamente distinto, Marlina e Rick Zanata afirmam que, por apoiarem a mesma causa, estão juntos encabeçando a campanha.
“Nós entendemos que algumas pautas precisam vencer barreiras e se tornar suprapartidárias. O Rick tem um posicionamento político que às vezes conflita com o meu, mas conseguimos ‘furar’ os nossos polos e avançar em algumas discussões”, diz a vereadora.
Rick Zanata afirma que não dá importância para o espectro político em que os demais vereadores pertencem para participar de ações conjuntas. “Eu não estou preocupado com bandeira ou partido político. Temos que ter esse amadurecimento. Não é porque a Marlina é do PT que em uma ideia legal que ela trouxer eu vou me posicionar contra por ‘birra política’”, diz.
Segundo Marlina, a participação de forma conjunta dos vereadores na elaboração do projeto pode ser dado como “exemplo”, conforme classificou. “Eu penso que isso é um exemplo de fazer política e de estabelecer o diálogo. Nós dois juntos temos potencial para fazer algo bacana em prol da sociedade”.
Por fim, o vereador do Patriota reforça que estará junto com Marlina na elaboração e estruturação da campanha. “São posicionamentos distintos, sim, mas a finalidade é o bem comum. Vamos estar juntos nessa e não tem porquê não somarmos força para levantarmos esse debate”, finaliza Rick.
Arrecadações
Marlina e Rick Zanata ainda estão elaborando o projeto e pretendem conversar com entidades para que Brusque tenha vários pontos de arrecadação de absorventes, como em supermercados, por exemplo.
Atualmente, apenas um único local do município está atuando nas arrecadações, que é a Câmara de Vereadores de Brusque. Os absorventes podem ser entregues na recepção.
A vereadora cita também que a ideia da campanha não ocorre apenas em Brusque, mas é também um debate nacional. “Historicamente são questões que ficam ‘adormecidas’”, diz.
Os vereadores ainda devem se reunir nos próximos dias para estruturação de maiores detalhes da iniciativa, além de reuniões com diversos setores da sociedade.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube