Vereadores solicitam que prefeitura realize estudo sobre locais que mais registram acidentes em Guabiruba

População cobra parlamentares para que algo seja feito para frear o crescimento dos números

Vereadores solicitam que prefeitura realize estudo sobre locais que mais registram acidentes em Guabiruba

População cobra parlamentares para que algo seja feito para frear o crescimento dos números

Os vereadores de Guabiruba aprovaram um requerimento na sessão ordinária desta terça-feira, 23, solicitando que a prefeitura realize um estudo dos pontos onde há mais registros de acidentes. A intenção dos parlamentares é, além de identificar os locais, adotar medidas para evitar que o número de ocorrências no trânsito continue a crescer no município.

O requerimento foi assinado por todos os vereadores e solicita que a administração municipal elabore um estudo, em conjunto com a GBTran e Polícia Militar, para identificar os locais com maior incidência de acidentes; estabelecer os limites de velocidade a serem adotados nestes locais; e adotar medidas para inibir os excessos, tais como radares fixos, radares móveis, testes de alcoolemia, faixas de pedestres, espelhos convexos, entre outros.

Cobrança da sociedade

Wagner Fischer Westarb (MDB), um dos parlamentares que apresentou o requerimento, explica que frequentemente o tema é debatido na tribuna. Ele também comenta que sempre que é registrado um acidente de trânsito, os vereadores são cobrados para que algo seja feito.

O vereador cita a análise de uma estudante que apontou que em 2019 havia muitos acidentes, mas no período da pandemia os números caíram consideravelmente. Com o retorno gradual das atividades e da circulação de veículos nas ruas, os registros de ocorrências aumentaram.

O parlamentar espera que o estudo aponte não só os locais onde se faz necessária a melhoria na sinalização, mas se as placas que indicam a velocidade máxima estão de acordo com a via. “As ruas nos bairros Guabiruba Sul e Aymoré foram revitalizadas recentemente. Queremos entender se a nova via está de acordo com o que a placa indica ou se é preciso fazer alguma alteração”.

Wagner não sabe precisar quantos pontos registram mais acidentes, mas acredita que a estrada geral na Guabiruba Sul deve estar na lista devido às ocorrências frequentes no local.

Imprudência no trânsito

Outro parlamentar que também apresentou o requerimento foi Alexandre Felipe Pereira (PP). Ele diz que boa parte dos acidentes são ocasionados pela imprudência dos motoristas no trânsito, desde o excesso de velocidade, como a embriaguez ao volante. “Nossa expectativa é buscar uma solução para esse problema”, pontua.

Segundo ele, os números de acidentes no bairro Guabiruba Sul aumentaram após a revitalização, visto que as lombadas foram retiradas para a troca da pavimentação. O vereador também aponta que o tráfego de veículos no local é intenso, por se tratar de uma via que liga vários bairros.

“As soluções devem partir do executivo, nossa função é fiscalizar e cobrar para que as providências sejam tomadas”. Alexandre diz que há um critério para instalação das lombadas, permitidas apenas na frente de escolas e postos de saúde, mas que os parlamentares tentar buscar outras soluções.

Para isso, os vereadores se reuniram com o comandante da Polícia Militar, sargento Murilo Wilke, e solicitaram o aumento de blitz no fim de semana e testes de alcoolemia nas vias. Sobre as sugestões apresentadas no requerimento, Alexandre diz ser “um pouco contra lombadas, pois elas estragam mais as vias que foram recentemente inauguradas, com investimento de milhões para fazer uma grande e boa obra, mas a lombada atrapalha e muito”.

Sobre o radar móvel, Alexandre aponta que alternativa não teria boa avaliação da população, pois quem receber a multa por excesso de velocidade pode acabar criticando a medida e pensar que foi criada uma “indústria da multa”. “Não é por aí. Nosso intuito é frear o número de acidentes e conscientizar as pessoas a respeitarem o limite de velocidade”.

Ele acredita que o radar fixo deve ser mais eficaz nesta situação, mas acrescenta que o requerimento abrange várias soluções e espera que a Prefeitura de Guabiruba tome a melhor decisão.

Os vereadores entendem que há um tempo mínimo para desenvolver o estudo, mas esperam que seja realizado de maneira ágil para poder implementar as medidas e frear os números.

Melhorias nas estradas

Robson Schaefer, o coordenador do órgão oficial de trânsito de Guabiruba (GBTran) diz que para auxiliar no estudo, a coordenação pode informar os dados que possui sobre o trânsito no município. Além disso, também pode buscar uma empresa qualificada para realizar o estudo do histórico de acidentes e estudar a própria via, “tomando assim o melhor plano de ação para este problema”.

Sobre as revitalizações, o coordenador aponta que o objetivo é melhorar a segurança no trânsito, mas que há motoristas “prudentes e pessoas imprudentes, como em outras cidades”. Ele considera ainda que a imprudência no trânsito é a principal causadora destas ocorrências, “conforme os registros dos acidentes ocorridos em Guabiruba”.

Sobre as sugestões apontadas pelos vereadores, o coordenador diz que a Prefeitura de Guabiruba promoverá uma audiência pública com a comunidade para ouvir e buscar a melhor solução para conter as imprudências de trânsito.

“A Prefeitura de Guabiruba está revitalizando e melhorando as vias do município, cujo as mais recentes são a rua Carlos Boos e a rua Guabiruba Sul, onde não se encontra mais buracos e a mesma está com a sinalização muito bem visível; a manutenção da sinalização viária, onde são realizados trabalhos diários para garantirmos a segurança dos motoristas e pedestre”, pontua.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo