Vereadores tomam posse e novo presidente da Câmara de Guabiruba é eleito
Chapa de Cristiano Kormann foi escolhida em votação nominal
Chapa de Cristiano Kormann foi escolhida em votação nominal
Em sessão solene realizada no dia 1º de janeiro, os nove vereadores foram empossados para a 14ª legislatura da Câmara de Guabiruba, de 2017-2020. Além disso, a nova mesa diretora foi eleita para os próximos dois anos.
Confira mais fotos da sessão solene de posse do prefeito, vice e vereadores de Guabiruba
Os vereadores assinaram o documento da Justiça Eleitoral e já assumiram suas cadeiras no legislativo. A sessão solene foi presidida pela vereadora Rosita Kohler, a parlamentar mais velha, conforme determina a Lei Orgânica do Município.
Felipe Eilert dos Santos (PT), reeleito, discursou em nome dos parlamentares reeleitos. “Um novo ciclo se inicia e é um momento que serve para a gente projetar e traçar objetivos”, declarou.
O petista, que era o presidente da Câmara até o fim de 2016, destacou o fim do voto secreto na eleição da mesa diretora e outras medidas de aproximação com a sociedade e transparência. “Que a Câmara continue sendo a caixa de ressonância do sentimento do guabirubense”.
Nova mesa
Passadas as formalidades de posse, a sessão solene foi suspensa por 30 minutos para uma reunião entre os vereadores. Nesta meia hora, os parlamentares discutiram em quem votariam para a presidência do Legislativo municipal.
A chapa que tem Cristiano Kormann para presidente foi a vencedora, como já era esperado. Além dele, assumiram: Waldemiro Dalbosco (PP), como vice; Paulo Gums (PP), como primeiro-secretário; e Felipe Eilert dos Santos, como segundo-secretário.
A chapa derrotada tinha como candidato a presidente Jaime Nuss (PMDB). Segundo Kormann, foi oferecido à oposição a composição de uma chapa mista e única, mas não houve acordo.
As comissões ainda não foram discutidas entre os partidos, mas, de acordo com o novo presidente, a oposição terá espaço, como já é tradição na Câmara de Guabiruba.
Kormann, que será presidente até o fim de 2018, terá o poder de escolher quais projetos serão votados nas sessões. Da base governista, o vereador afirmou, depois de eleito, que o maior desafio da sua gestão será continuar a aproximação com a comunidade.
“É um desafio porque a Câmara, nos últimos anos, passa por um processo de limpar a imagem dos políticos”, declarou. Kormann pretende aperfeiçoar o projeto da Câmara itinerantes nos bairros.