Veterinário de Brusque larga a profissão para se aventurar como streamer de games; conheça a história

Após desenvolver síndrome de Burnout, Ysmaian Fischer decidiu se dedicar aos jogos virtuais, sua antiga paixão

Veterinário de Brusque larga a profissão para se aventurar como streamer de games; conheça a história

Após desenvolver síndrome de Burnout, Ysmaian Fischer decidiu se dedicar aos jogos virtuais, sua antiga paixão

Após 12 anos dedicados à medicina veterinária – entre os estudos e a atuação profissional – o veterinário Ysmaian Fischer, 30 anos, decidiu mudar radicalmente de vida em 2022.

No fim de janeiro, ele abandonou a carreira veterinária para se dedicar a uma antiga paixão: os games. Ysmaian entrou definitivamente para o mundo dos streamers, profissão que tem ganhado cada vez mais espaço e é muito desejada pelos fãs de jogos virtuais.

Com um bom computador, uma câmera e um fone de ouvido, Ysmaian transmite para o mundo suas partidas de League of Legends (LoL), diretamente de casa, no bairro Azambuja, pela plataforma Facebook Gaming (facebook.com/ysmalol).

“O que eu faço é o serviço de transmissão ao vivo. Em uma tela mostra o meu jogo, o que eu vejo no meu computador, aí tem a tela que as pessoas podem me ver e aí uso o celular para acompanhar o chat e responder as dúvidas sobre as jogadas e interagir com quem está assistindo”, explica.

Como tudo é muito recente, Ysmaian fez somente algumas poucas transmissões, mas que já atingiram mais de quatro mil espectadores. Os números mudam constantemente, já que a transmissão fica registrada na página e, assim, chega a cada vez mais pessoas.

“Nos primeiros dias já tive um alcance de quatro mil pessoas. É muita gente. Até já ganhei um dinheirinho, algo que nem estava esperando. Estou muito feliz e realizado”, diz.

Em busca da felicidade

Os animais e os games sempre foram a paixão de Ysmaian, desde a infância. O caminho natural, então, foi estudar veterinária. O morador de Brusque trabalhou por seis anos em uma clínica da cidade, mas nos últimos anos, percebeu que a profissão escolhida já não o fazia mais feliz.

“Muita gente romantiza a medicina veterinária, mas é uma profissão muito desafiadora, com muitos desafios psicológicos, principalmente porque perdemos muitos pacientes, e isso sobrecarrega. É difícil separar o lado emocional do profissional, exige muita saúde mental”.

Ysmaian adoeceu. Desenvolveu a síndrome de Burnout, distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, relacionada ao trabalho, além de sintomas físicos, que se intensificavam durante as consultas na clínica veterinária.

“Eu tive um colapso. Procurei ajuda na metade do ano passado. Tratei, consegui voltar pelo amor que eu tenho aos animais, mas a profissão já não me realizava mais”.

No início deste ano, então, decidiu arriscar e ir em busca de algo que o fizesse se sentir bem.

“Vi no streaming uma oportunidade. A palavra que define meu momento hoje é felicidade. Muita gente foi pega de surpresa, ao longo dos anos conquistei clientes maravilhosos na clínica, mas penso que temos que buscar o que é melhor para nós. No videogame você morre e consegue recomeçar uma nova vida. Mas na realidade não é assim. Só se vive uma vez e estou indo em busca do que me faz feliz”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo