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Viadutos, trânsito, prazos e mais: qual a situação da obra do trevo da rodovia Antônio Heil

Vias paralelas à BR-101 vão ligar alças internas à rodovia federal

A obra do novo trevo da rodovia Antônio Heil (SC-486) corre dentro do prazo. Atualmente, os viadutos paralelos à BR-101 estão sendo levantados. Até agora, as alças externas já foram liberadas para o trânsito de veículos, enquanto um acesso interno é utilizado de forma improvisada.

De acordo com o engenheiro Leandro Maxciel da Silva, fiscal da obra, os viadutos devem ser concluídos até dezembro. As vias elevadas farão papel de conectar a BR-101 às alças internas da rodovia Antônio Heil e da avenida Vereador Abrahão João Francisco.

“Estamos concentrados na parte dos viadutos. Quanto à pavimentação, já realizamos praticamente tudo. Então, o foco maior é nos viadutos e na ponte. Estamos executando os blocos de fundação e os pilares”, afirma.

Caso a construção dos viadutos seja concluída em dezembro, as modificações no trânsito na região do trevo devem permanecer até o final de 2025. Atualmente, motoristas precisam trafegar por mais quilômetros para acessar determinadas cidades.

A ponte sobre o rio Canhanduba II, na entrada de Itajaí, também está em execução. Trata-se de uma ampliação da atual estrutura, o que permitirá a saída adequada da alça externa de Balneário Camboriú-Itajaí, que hoje está improvisada.

“A ponte está sendo executada ao mesmo tempo do viaduto. Logo, vamos iniciar a parte dos pilares. É uma ponte pequena, que não deve demorar muito. Depois, devemos fazer o encontro da alça à ponte para liberação conforme o projeto”.

O engenheiro relata ainda que as equipes trabalham para entregar a obra como todo antes do prazo contratual, que é setembro de 2026.

Saída improvisada da alça externa de Balneário Camboriú-Itajaí. Foto: Jean Lauro/Assessoria de Carlos Humberto

Novo trevo

A obra do novo trevo da rodovia Antônio Heil é esperada há mais de uma década e começou a ser executada no final do ano passado. A empresa Planaterra, de Chapecó, venceu o processo licitatório e está responsável pela construção.

O trevo é o principal acesso de Brusque à BR-101 e à área urbana de Itajaí. A intersecção precisou ser ampliada com oito alças (quatro internas e quatro externas), pois não suportava mais o alto número de veículos que trafegam pela região, gerando filas.

As modificações no trânsito são liberadas por etapas, conforme os trabalhos são concluídos. O primeiro passo foi executar as alças externas, que já estão operando. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), esteve em Itajaí duas vezes para inaugurar os novos acessos.

Depois do passo inicial, o trânsito nas vias marginais da BR-101 no trevo foi bloqueado para permitir a construção dos viadutos, fase atual da obra. Paralelo a isso, a ampliação da ponte sobre o rio Canhanduba II é executada.

Em seguida, com a conclusão dos viadutos, as alças internas serão conectadas à BR-101 e permitirão novos acessos entre cidades. A promessa é que, no final de toda a obra, os veículos terão fluxo contínuo, o que evitará filas e lentidão no trânsito.


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