X
X

Buscar

Vice-prefeito explica critérios que definiram restrições de atividades em Brusque

Academias e igrejas devem suspender atendimento presecial, e o comércio reduzir horários

A decisão mais discutida em relação ao decreto da Prefeitura de Brusque como novas restrições para tentar conter curva de contaminação da Covid-19 foi do fechamento de academias e igrejas por sete dias, de acordo com o vice-prefeito Ari Vequi.

Vequi explica que, nos dois casos, foram usados critérios estritamente técnicos e que foi um consenso entre epidemiologistas da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi)

“Quando falamos de igrejas e academias, temos que ver a ficha técnica da Ammvi. A Ammvi trouxe documentos para a discussão, grupo de infectologistas que está monitorando a nossa região vinham cobrando muito em relação a isso. Blumenau já fechou as igrejas semana passada, por exemplo”.

O vice-prefeito ressalta que as prefeituras não encontraram nenhum argumento possível para contrariar a sugestão de epidemiologistas neste sentido. A situação, segundo ele, é diferente do comércio, para o qual a solução encontrada foi limitar o número de pessoas e o horário de funcionamento.

“Igrejas envolve muitas pessoas, ficam paradas por mais de uma hora dentro do local. Tem uma repercussão muito grande em relação às academias. Mesmo com todo aquele cuidado, de acordo com os técnicos, é um lugar perigoso. Não é uma discussão econômica ou política. É uma questão de saúde pública, os especialistas são muito firmes nesse sentido. Não existe um critério para enquadrar em algum horário ou regime para manter o funcionamento. Todas as cidades da região tomaram a mesma decisão”, ressalta.

Outras medidas anunciadas pela prefeituras são que mercearias, mercados e supermercados deverão funcionar de segunda a sábado, até as 22h, enquanto restaurantes, bares, food parks, tabacarias, adegas, lanchonetes, cafeterias, padarias e confeitarias, e similares, deverão funcionar de segunda a sexta-feira até, impreterivelmente 20h. Aos sábados até as 14h, podendo depois desse horário e durante o fim de semana funcionar apenas pelo sistema de tele-entrega ou entrega no balcão.

Com essas medidas, Vequi afirma que o poder público municipal espera aumentar o isolamento social na cidade e diminuir a curva de contágio.

“Esperamos que seja só por sete dias, vamos ver os resultados na próxima segunda-feira, 27. Domingo é para ver se realmente qual é o comportamento. Esperamos que o pessoal não vá para a rua. Se tivermos uma boa resposta da população, com certeza vamos conseguir diminuir a nossa curva na próxima semana. Estamos fazendo de tudo para isso”.