VÍDEO – Alagamentos e deslizamentos: chuva forte causa estragos em Guabiruba
Bairros Lageado Baixo, Lageado Alto e Planície Alta foram os mais atingidos
Bairros Lageado Baixo, Lageado Alto e Planície Alta foram os mais atingidos
A manhã de quarta-feira, 13, foi de limpeza e contabilização dos prejuízos causados pela chuva forte de terça-feira, 12, nos bairros Lageado Baixo, Lageado Alto e Planície Alta, em Guabiruba.
No bairro Lageado Baixo, mais uma vez a rua Carlos Zabel foi atingida pela água, assim como a rua Florentina Dalbosco.
Em janeiro deste ano, o bairro já foi bastante afetado pelas chuvas. Desta vez, os estragos não foram tão grandes quanto há nove meses, mas ainda assim, preocupou os moradores.
Uma das casas mais afetadas pela chuva nesta terça-feira foi a da costureira Maria Luiza do Nascimento Silva, 43 anos. A residência fica na rua Lucimara Coelho Pollheim, mas a água veio pelos fundos. Parte do muro da residência cedeu e na manhã desta quarta-feira, máquinas da prefeitura ajudavam a retirar os entulhos do local.
A moradora conta que por volta das 10h30 da manhã estava trabalhando com as máquinas de costura, quando escutou um barulho e, de repente, percebeu o muro dos fundos caindo com a força da água. “Estava chovendo bastante, mas eu nem pensei que poderia acontecer algo assim. Foi um susto muito grande”.
Ela estava em casa com o filho e o irmão. O marido estava trabalhando fora. Maria conta que parte do muro caiu em cima da casinha de uma das cachorrinhas da família. Por sorte, o filho conseguiu resgatar o bichinho, que não sofreu ferimentos.
A moradora relata que uma grande cachoeira se formou dentro de sua garagem e a água invadiu a casa. Até a manhã desta quarta-feira, parte da residência ainda estava com lama dentro. O carro da família que estava na garagem também ficou preso pela água.
“Geralmente isso acontece no verão, com as trovoadas. A gente não estava preparado para isso. Aqui em casa já chegou a alagar o pátio em outras vezes, mas nunca aconteceu algo com tanta intensidade”, destaca.
Maria afirma que a água demorou muito para poder baixar. A situação só foi estabilizada no fim da tarde, quando os entulhos começaram a ser retirados e a água voltou para seu curso normal. “Ficou o dia todo correndo água dentro da garagem. Foi assustador”.
Morador da rua Carlos Zabel há mais de 30 anos, Marcio Heffelmann, 56 anos, também acompanhou, mais uma vez, o local ser tomado pela água. O morador conta que a água trouxe muitos entulhos que são descartados próximos dos ribeirões, o que contribui para agravar a situação.
A rua já havia sido pavimentada com lajotas pela segunda vez e agora o serviço terá que ser refeito, já que parte das lajotas foram levadas pela água. “A rua estava bonita, só faltava fazer as calçadas e acontece isso de novo. É uma tristeza ver isso”.
A ponte que dá acesso ao bairro Lageado Baixo, na rua Orlandina Romani Vicentini, teve uma das pistas interditada porque um lado da cabeceira cedeu. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Obras fazia o trabalho no local para poder recuperar o estrago e liberar a ponte. De acordo com a secretaria, a estrutura da ponte não foi afetada.
A Defesa Civil atendeu a sete ocorrências de deslizamento em Guabiruba na terça-feira. Os registros foram nos bairros Lageado Baixo, Centro e Planície Alta.
De acordo com o órgão, cinco famílias foram orientadas a deixar as residências e ir para casa de parentes até o tempo estabilizar e fazer a retirada do material do deslizamento.
A Defesa Civil alerta que a previsão é de chuva até a próxima quarta-feira, por isso, a situação de atenção no município continua.
View this post on Instagram