VÍDEO – Alunos produzem curta-metragem de conscientização e prevenção ao suicídio em Brusque; assista
Atividade foi realizada na E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão
Atividade foi realizada na E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão
Alunos do 9º ano da E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão, lançaram curta-metragem sobre a conscientização e prevenção ao suicídio. A temática escolhida para a abordagem do curta foi relacionada ao Setembro Amarelo.
As gravações aconteceram com a mediação e orientação do professor de Arte Luís Henrique Petermann. Ele conta que ficou sensibilizado ao observar índices de suicídios entre jovens. “Eu me questiono o porquê dos jovens estarem vendo o suicídio como solução. Aí me vem a importância de trabalhar esse tema e conscientizá-los que não é uma opção”, diz.
Uma das participantes do trabalho, a aluna Raira Leite de Freitas comenta que muitas vezes as brincadeiras do cotidiano podem ter um impacto grande na vida de uma pessoa.
“Acabamos não percebendo isso. É preciso tomar cuidado. Não é só violência física que afeta as pessoas, a verbal também. O projeto abriu a minha mente, nós temos que cuidar mais com o nosso comportamento”, conta.
A aluna Eduarda Garcia Limas complementa que o tema precisa de visibilidade. “Cada vez os casos aumentos e é uma vida que se perde. Então, a gente pode ter, sim, uma solução para ajudar”, finaliza.
De acordo com o diretor da escola, Thiago Alessandro Spiess, este tipo de atividade é essencial para a formação integral do aluno. Ele cita que o projeto engloba competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o Autocuidado, a Empatia, a Comunicação, a Responsabilidade e o Projeto de Vida, que reverberam em toda a comunidade escolar.
“Ações como essas são uma constante em nossa escola, que está sempre preocupada e atenta ao que acontece com nossas crianças e adolescentes. Além dessas competências, várias habilidades foram desenvolvidas no processo de desenvolvimento do curta-metragem, e contou com a participação e envolvimento de vários outros profissionais da escola e até de fora dela”, completa.
Antes do início da produção, a escola recebeu a equipe do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei) e uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-i) para uma conversa com os alunos.
Após essa intervenção, as gravações aconteceram nas imediações do prédio da escola, entre ambientes internos e externos. A direção e o roteiro ficaram a cargo do professor Luís, que já participou das gravações do curta-metragem brusquense Carmen, e dos espetáculos teatrais Ao Som dos Teares e Fanny, a Rainha da Cidade.
Thiago ressalta que, por ser um tema tão delicado, a sensibilidade do professor em relação ao assunto foi importante para que a mensagem do projeto fosse compreendida e assimilada pelos envolvidos. “A vinda da equipe multiprofissional foi fundamental para que o assunto fosse tratado com responsabilidade e seriedade”, completa.
Leia também:
Brusque terá plano municipal de prevenção ao suicídio em 2022.
A captação das imagens e edição ficou a cargo da aluna Eduarda, que utilizou o próprio smartphone nas gravações. Para ela, trabalhar com a produção proporcionou experiência na área audiovisual, principalmente na área de edição. “É algo que eu vejo para o futuro, que eu pretendo trabalhar”, conta.
O elenco contou com a participação de nove alunos, que, com a realização do curta, experimentaram pela primeira vez a atuação. Todas as outras funções como maquiagem, designer e contrarregragem ficaram a cargo dos demais alunos. O trabalho ainda conta com trilha sonora original do musicista brusquense João Minatti.
Direção: Luís Henrique Petermann
Roteiro: Luís Henrique Petermann
Captação de imagens: Eduarda Garcia Limas
Edição: Eduarda Garcia Limas
Elenco: Amanda Cadore Modesto, Carine Silva Candido, Emerson Bernadi, Gabriele Francine Soares, Guilherme Schmitz, Matheus Henrique Pereira, Nicoli Sangali, Paola de Oliveira e Willian Richard da Silva Jati.
Trilha sonora: João Minatti
Maquiagem: Juliana Santos de Oliveira, Kamilly Eduarda Correa e Raira Leite de Freitas.
Designer de ilustração: Miguel Schmitz e Vitor Gabriel Zaniz
Making off: Pedro Henrique Cavalheiro
Contrarregra: Lucas Feller da Silva, Lucas Tarter e Ronald da Silva Paixão.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: