VÍDEO – Alunos produzem curta-metragem de conscientização e prevenção ao suicídio em Brusque; assista

Atividade foi realizada na E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão

VÍDEO – Alunos produzem curta-metragem de conscientização e prevenção ao suicídio em Brusque; assista

Atividade foi realizada na E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão

Alunos do 9º ano da E.E.F. Dr. Carlos Moritz, no Zantão, lançaram curta-metragem sobre a conscientização e prevenção ao suicídio. A temática escolhida para a abordagem do curta foi relacionada ao Setembro Amarelo.

As gravações aconteceram com a mediação e orientação do professor de Arte Luís Henrique Petermann. Ele conta que ficou sensibilizado ao observar índices de suicídios entre jovens. “Eu me questiono o porquê dos jovens estarem vendo o suicídio como solução. Aí me vem a importância de trabalhar esse tema e conscientizá-los que não é uma opção”, diz.

Uma das participantes do trabalho, a aluna Raira Leite de Freitas comenta que muitas vezes as brincadeiras do cotidiano podem ter um impacto grande na vida de uma pessoa.

“Acabamos não percebendo isso. É preciso tomar cuidado. Não é só violência física que afeta as pessoas, a verbal também. O projeto abriu a minha mente, nós temos que cuidar mais com o nosso comportamento”, conta.

A aluna Eduarda Garcia Limas complementa que o tema precisa de visibilidade. “Cada vez os casos aumentos e é uma vida que se perde. Então, a gente pode ter, sim, uma solução para ajudar”, finaliza.

De acordo com o diretor da escola, Thiago Alessandro Spiess, este tipo de atividade é essencial para a formação integral do aluno. Ele cita que o projeto engloba competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o Autocuidado, a Empatia, a Comunicação, a Responsabilidade e o Projeto de Vida, que reverberam em toda a comunidade escolar.

“Ações como essas são uma constante em nossa escola, que está sempre preocupada e atenta ao que acontece com nossas crianças e adolescentes. Além dessas competências, várias habilidades foram desenvolvidas no processo de desenvolvimento do curta-metragem, e contou com a participação e envolvimento de vários outros profissionais da escola e até de fora dela”, completa.

Produção

Antes do início da produção, a escola recebeu a equipe do Núcleo de Apoio Multiprofissional à Educação Inclusiva (Namei) e uma psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps-i) para uma conversa com os alunos.

Após essa intervenção, as gravações aconteceram nas imediações do prédio da escola, entre ambientes internos e externos. A direção e o roteiro ficaram a cargo do professor Luís, que já participou das gravações do curta-metragem brusquense Carmen, e dos espetáculos teatrais Ao Som dos Teares e Fanny, a Rainha da Cidade.

Thiago ressalta que, por ser um tema tão delicado, a sensibilidade do professor em relação ao assunto foi importante para que a mensagem do projeto fosse compreendida e assimilada pelos envolvidos. “A vinda da equipe multiprofissional foi fundamental para que o assunto fosse tratado com responsabilidade e seriedade”, completa.

E.E.F. Dr. Carlos Moritz/Divulgação

Leia também:
Brusque terá plano municipal de prevenção ao suicídio em 2022.

Trabalho em equipe

A captação das imagens e edição ficou a cargo da aluna Eduarda, que utilizou o próprio smartphone nas gravações. Para ela, trabalhar com a produção proporcionou experiência na área audiovisual, principalmente na área de edição. “É algo que eu vejo para o futuro, que eu pretendo trabalhar”, conta.

O elenco contou com a participação de nove alunos, que, com a realização do curta, experimentaram pela primeira vez a atuação. Todas as outras funções como maquiagem, designer e contrarregragem ficaram a cargo dos demais alunos. O trabalho ainda conta com trilha sonora original do musicista brusquense João Minatti.

Confira o curta-metragem

Ficha técnica

Direção: Luís Henrique Petermann
Roteiro: Luís Henrique Petermann
Captação de imagens: Eduarda Garcia Limas
Edição: Eduarda Garcia Limas
Elenco: Amanda Cadore Modesto, Carine Silva Candido, Emerson Bernadi, Gabriele Francine Soares, Guilherme Schmitz, Matheus Henrique Pereira, Nicoli Sangali, Paola de Oliveira e Willian Richard da Silva Jati.
Trilha sonora: João Minatti
Maquiagem: Juliana Santos de Oliveira, Kamilly Eduarda Correa e Raira Leite de Freitas.
Designer de ilustração: Miguel Schmitz e Vitor Gabriel Zaniz
Making off: Pedro Henrique Cavalheiro
Contrarregra: Lucas Feller da Silva, Lucas Tarter e Ronald da Silva Paixão.

E.E.F. Dr. Carlos Moritz/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo