VÍDEO – Blumenauense relata saída da capital da Ucrânia e faz apelo “orem por nós”
Viagem durou cerca de 15 horas e ainda não chegou ao destino final
Viagem durou cerca de 15 horas e ainda não chegou ao destino final
Jonatan Bruno Santiago, 30 anos, blumenauense que está enfrentando os ataques russos à Ucrânia, conseguiu sair da capital Kiev nesta terça-feira, 1º. Ele estava desde segunda tentando escapar do centro do conflito, mas não teve sucesso.
Após orientação do consulado, ele foi até uma estação de trem para tentar ir para Lviv, cidade situada no oeste da Ucrânia e próxima da fronteira com a Polônia. Entretanto, mesmo após conseguir embarcar, foi expulso do transporte. A atitude foi considerada racista pelo brasileiro.
Nesta terça três carros foram enviados pela baixada brasileira para sair de Kiev até Ternopil. A viagem durou quase 15 horas e passou por muitas barricadas e soldados. A rota alternativa era mais longa, mas evitava conflitos. O blumenauense admite que inicialmente foi contra o plano.
“Não tem mais como ficar aqui. Até o embaixador que estava ajudando as pessoas foi embora porque a coisa está muito feia. Mas de carro os vídeos mostram muitos tiros e paradas em barricadas que você não sabe se os soldados são russos ou ucranianos”, justifica. “Mas eu quero sair daqui nem que seja andando, então vamos arriscar”, complementa.
Apenas no amanhecer de quarta o grupo com quem ele está deve ir até Lviv. A viagem de carro deve durar duas horas. O objetivo de Jonatan e os outros dois brasileiros é tentar chegar à embaixada brasileira e, então, ir para Polônia.
“Que Deus nos proteja, que não aconteça nada, que não toque essa maldita sirene essa noite. Que a gente fique bem e que amanhã dê certo a gente sair daqui. Em nome de Jesus amanhã estaremos fora da Ucrânia”, comentou ele há poucas horas.
Em entrevista ao jornal O Município Blumenau, Jonatan relatou o sentimento e a realidade de estar vivendo em meio a uma guerra. No Instagram, o jogador de futsal do Skyup Kiev, conta diariamente aos seguidores o que está vivendo, e as atualizações sobre as tentativas de sair da capital ucraniana.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: