VÍDEO: Carreata de São Cristóvão é realizada em Brusque neste domingo

Festa dos Motoristas aconteceria neste fim de semana, mas foi cancelada devido à pandemia de Covid-19

VÍDEO: Carreata de São Cristóvão é realizada em Brusque neste domingo

Festa dos Motoristas aconteceria neste fim de semana, mas foi cancelada devido à pandemia de Covid-19

A Paróquia Santa Catarina realizou na manhã deste domingo, 19, a carreata de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, com saída no bairro Dom Joaquim, em Brusque.

Neste fim de semana aconteceria a tradicional Festa dos Motorista, que não foi realizada nos moldes tradicionais devido à pandemia de Covid-19.

Imagens publicadas no Facebook da paróquia mostram carros, motos e caminhões participando da carreata.

Segundo o pároco Valdir Bernardo Prim, a carreata deste ano foi realizada “com o distanciamento social e respeitando a vida”. Ele disse que além de proteção aos motoristas, neste ano os fiéis também pediram a intercessão de São Cristóvão para enfrentarem o coronavírus.

Publicado por Paróquia Santa Catarina em Domingo, 19 de julho de 2020

Antes de iniciar a carreata, a paróquia realizou a missa de honra ao padroeiro. Alguns fiéis participaram da celebração. O vídeo publicado na página da igreja no Facebook mostra que todos utilizaram máscara e respeitaram o distanciamento social.

O que diz a Polícia Militar

O jornal O Município foi questionado por leitores se a carreata teve autorização para ser realizada. A Polícia Militar informa que as carreatas não estão proibidas durante a pandemia.

No entanto, segundo o major Ciro Adriano da Silva, subcomandante da PM, é importante ter a presença da Polícia Militar ou da Guarda de Trânsito (GTB) para acompanhar o trajeto devido aos impactantes ao trânsito.

“Em relação às medidas restritivas devido ao coronavírus eu não vejo problema, a não ser que o pessoal se reúna. Se todos estiverem dentro do seu carro e não tiver contato, não tem problema”, diz.

Paróquia Santa Catarina/Divulgação

Segundo o major da PM, durante as carreatas é comum os motoristas não cumprirem as regras de trânsito. “Se uma carreata dessas não é notificada e a guarnição constatar algum descumprimento, eles podem ser notificados por trânsito lento, parada na via ou acostamento”, explica.

A reportagem tentou contato com a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) para verificar se a GTB foi acionada para acompanhar a carreta. No entanto, as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo