X
X

Buscar

VÍDEO – Carreata em honra à Nossa Senhora do Caravaggio mobiliza fiéis em Brusque

O Santuário de Azambuja realizou a carreata neste sábado, 29

Neste sábado, 29, o Santuário de Azambuja realizou a carreata em honra à Nossa Senhora do Caravaggio. A rota teve início em frente ao santuário, às 15h, e percorreu diversos pontos da cidade. Com trio elétrico e apresentação do coral, que foi transmitida ao vivo nas redes sociais do Santuário, a devoção levou muitos fiéis a participarem da carreata neste ano.

A família de Izabel Cassaniga, de 70 anos, aguardava firme e forte pelo evento. Ela conta que a grande devoção pela Nossa Senhora vem da infância, quando sofreu de uma intoxicação por abacaxi, ainda morando em Canelinha, a cidade natal.

Segundo ela, o tratamento foi em Brusque, no Hospital Azambuja. “A minha mãe comprou uma imagem da Nossa Senhora para uma promessa e tenho essa imagem até hoje no meu quarto. A gente tem uma grande devoção”, diz.

Luiz Antonello

Com o tempo, ela se mudou para Brusque e hoje mora no bairro Rio Branco. A filha de Izabel, Rita Cibele Cirilo, de 45 anos, é catequista no Santuário. Tanto ela quanto o filho, Guilherme Fumagalli, 16, foram sacramentados no local.

“Segui desde pequena. A promessa sempre é aqui. Esse lugar é especial, quando nosso coração aperta é para cá que a gente corre”, conta. “A nossa senhora é a nossa paixão”, complementa Izabel.

Vilmar Júnior/Pascom

A pandemia mudou os planos da Festa de Azambuja em homenagem à Nossa Senhora do Caravaggio em 2020. Como no ano anterior, em 2021 o Santuário de Azambuja realizou a carreata em honra à santa, chamada comumente de Nossa Senhora de Azambuja, como explica o padre José Henrique Gazaniga.

De acordo com ele, a festa acontece pois o mais importante é lembrar da Nossa Senhora. “A devoção foi trazida pelos italianos para cá. Durante todo esse tempo, o povo chama ela de Nossa Senhora de Azambuja. E estamos celebrando, após nove noites de missa”, detalha.

Luiz Antonello

Segundo Gazaniga, a organização avalia com maestria esta edição, mesmo com os eventos tendo limite de 50% de público por conta do coronavírus. “Tudo perfeito, além da participação do povo. A venda da cuca e do cachorro quente superou as expectativas, superou até mesmo antes da pandemia”, diz. Os registros até a última sexta-feira, 28, mostram que foram vendidos 12 mil unidades de cachorros-quentes.

Equipe empenhada na preparação dos cachorros-quentes e distribuição de cucas / Foto: Luiz Antonello

Participação em família

Muitas pessoas observavam a organização da carreata na tarde deste sábado, outros aguardavam pela missa dos Festeiros, que iniciou às 19h, em celebração com 50% de capacidade de público.

Dentro de um carro, estava a família do morador do bairro Cedrinho, Valdir Pranger, de 39 anos. Ele relata que a família também participou da carreata em 2020 e costumava ir até a tradicional Festa de Azambuja, antes da pandemia. “É legal, é uma coisa diferente, ainda mais nessa época”, diz. “Agradecer a vida e pedir saúde para as pessoas que precisam”, complementa a companheira, Andréa Minatti, 44.

Luiz Antonello

A filha do casal, Amabile Minatti Pranger, 7, e a mãe de Valdir, Terezinha Meyer Pranger, 68, também aguardavam o início da carreata.

“A família é participante da festa. Agora a gente participa da carreata e se sente bem estando aqui. Ano passado a gente veio e rezamos para que a pandemia não atingisse a família. Foi uma graça, ninguém ficou doente”, conta Terezinha.

Vilmar Júnior/Pascom

Confira vídeo do início:

Confira a rota:

– saída em frente ao Santuário de Azambuja;
– rua Padre Antônio Eising;
– rua Alberto Klabunde (até a Capela São Sebastião, no bairro Cedrinho);
– retorna pela rua Alberto Klabunde e rua Padre Antônio Eising;
– rua Carlos Ristow;
– rua Florianópolis (sentido bairro Centro, até a entrada da rua Nova Trento;
– rua Nova Trento (até a rótula do aterro);
– retorna pela rua Nova Trento e entra na rua Luiz Vanolli;
– rua Padre Antônio Eising (sentido Santuário de Azambuja);
– rua Francisco Leoni (morro atrás do Hospital Azambuja);
– rua Azambuja;
– avenida Getúlio Vargas;
– avenida Lauro Muller;
– avenida Consul Carlos Renaux;
– rua Alexandre Athanasio Gevaerd;
– rua Prefeito Germano Schaeffer;
– avenida Getúlio Vargas;
– rua Azambuja;
– rua Bulcão Viana;
– rua Ricardo Knihs;
– rua Azambuja (sentido Santuário de Azambuja);
– Santuário de Azambuja (término da carreata).

Luiz Antonello

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube