X
X

Buscar

VÍDEO – Chuva de meteoros com detritos do cometa Halley é vista em Santa Catarina

Imagens foram registradas na madrugada desta sexta-feira

Uma chuva de meteoros com detritos do cometa Halley foi registrada na madrugada desta sexta-feira, 22, no município de Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense. O fenômeno foi capturado pelo astrônomo amador Jocimar Justino. Ele também é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramom).

Conforme Jocimar, todo mês de outubro a Terra atravessa uma trilha de partículas deixadas pelo cometa Halley em passagens anteriores próximas ao sol. “Como o planeta passa através dessa trilha nessa época do ano, muitas partículas acabam entrando na atmosfera terrestre e causando um efeito luminoso conhecido como meteoro”, explica.

Neste ano, o período de maior intensidade desses meteoros foi previsto para quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21. De acordo com Jocimar, é possível observar meteoros em maior quantidade nessas datas, mas a chuva, chamada de Oriónidas, é ativa entre 26 de setembro e 22 de novembro.

“Essa é a segunda chuva de meteoros relacionada aos detritos do Halley. A primeira tem sua máxima em maio e é chamada de “eta Aquáridas” e esta que está ocorrendo agora, com a máxima em outubro, é chamada de Oriónidas ou Orionídeos”, comenta.

Orionídeos

Jocimar conta que os orionídeos entram na atmosfera terrestre em uma velocidade aproximada de 66 quilômetros por segundo (km/s), o equivalente a cerca de 237 mil quilômetros por hora.

Assista ao vídeo:


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube