VÍDEO: Com grande fila, Prefeitura de Brusque realiza 600 testes rápidos de Covid-19
Início dos exames foi às 9h, mas pessoas começaram a chegar por volta das 3h30
Início dos exames foi às 9h, mas pessoas começaram a chegar por volta das 3h30
A Vigilância em Saúde de Brusque iniciou às 9h desta sexta-feira, 26, a realização de 600 testes rápidos para Covid-19 através de sistema drive thru, 100 a mais do que anunciado na quinta-feira, 25. A realização dos exames aconteceu no estacionamento da Uniasselvi, no Centro 2.
As primeiras pessoas chegaram por volta de 3h30, pessoas já estavam na fila (de carros) para a realização do exame, conta a diretora do órgão, Alícia Maria de Andrade Fagundes. Não foram realizados testes em pessoas que estavam à pé, para evitar aglomerações.
Desde antes do início da vacinação, com uma formação de fila grande, funcionários da Vigilância iam de carro em carro para recolher dados das pessoas – nome, telefone, data de nascimento e endereço – e colavam no retrovisor um número para organizar a passagem dos veículos pela área onde os testes foram feitos.
O resultado do teste é feito através da coleta de sangue e leva entre 10 e 20 minutos para estar pronto. No total, 15 funcionários da prefeitura trabalharam no local para organizar e realizar os testes.
A Vigilância decidiu enviar o resultado através de uma mensagem no WhatsApp. De acordo com Alícia, caso o resultado dê positivo, a pessoa será orientada a retornar para o local, para receber orientações e medicação. Além disso, o paciente positivado e as pessoas com quem teve contato deverão ficar em isolamento por sete dias.
Ela explica que o teste rápido só detecta a Covid-19 se o paciente já estiver com o vírus por sete dias, por isto o isolamento recomendado é de uma semana, metade do que é a orientação para quem faz o teste convencional, que detecta a presença do novo coronavírus em material das vias aéreas.
A diretora da Vigilância explica que apenas uma pessoa por carro foi testada, para que a prefeitura conseguisse ter uma estimativa mais abrangente da situação da pandemia no município.
“Nosso objetivo aqui é testar os assintomáticos, já que as pessoas que têm sintomas procuram o Centro de Triagem. Com esses testes, esperamos conseguir tomar decisões mais seguras daqui para frente, com uma noção maior de como está a situação na cidade”, explica Alícia.
Segundo o boletim divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 25, Brusque já tem 401 casos confirmados de Covid-19 e duas mortes. Destes, 217 pacientes já estão recuperados da doença.