X
X

Buscar

VÍDEO – Descarte irregular de entulhos em terreno da prefeitura acumula lixo e atrai animais no Steffen

Secretaria de Obras se manifestou sobre o descarte irregular dos moradores

Um terreno da prefeitura de Brusque, localizado na rua Olga Day de Souza e Silva, no bairro Steffen, tem acumulado diversos entulhos. Anteriormente, os resíduos eram descartados em um espaço próximo de uma creche, hoje, são jogados logo atrás da instituição. O acúmulo tem atraído diversos animais indesejados pela comunidade.

O novo local de descarte pertence à prefeitura. Ele teria sido “escolhido” porque os entulhos jogados na frente da creche, e ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, também estariam gerando mau cheiro.

Antigo local onde os entulhos eram jogados. Foto: Vitor Souza/O Município

Um funcionário da escola conta que o caminhão da prefeitura que fazia o recolhimento tinha dificuldades para realizar o serviço devido à presença das árvores e de plataformas de concreto que ficam no local.

O vídeo abaixo mostra a proximidade em que o antigo local de descarte fica da UBS e de uma creche do bairro.

Recolha dos entulhos

Segundo um morador que conversou com a reportagem no local, uma boa parte dos materiais descartados já foi recolhido pela Secretaria de Obras na segunda-feira, 11. Sendo assim, a Secretaria de Obras já foi notificada sobre o caso.

O secretário de Obras, Ivan Bruns, menciona que a pasta não possui o poder para fiscalizar e autuar as pessoas que fazem esse descarte. “Tentaremos colocar placas ali pedindo para que o pessoal não descarte mais lixo no terreno. Estamos vendo pra dar uma solução”, disse.

Ele ressalta também que esse recolhimento, quando em terrenos particulares, fica por conta do proprietário. Porém, como o caso se trata em um terreno da prefeitura, atrás de uma creche e também próximo de uma Unidade Básica de Saúde, a retirada será feita. “Por uma questão de saúde pública”, enfatizou Bruns.

Veja outras imagens dos entulhos no terreno:

Arquivo pessoal
Milena Santana/O Município

Assista agora mesmo!

Coral Giuseppe Verdì, o único bergamasco do mundo, mantém viva tradição da música em Botuverá: