VÍDEO – Descarte irregular de entulhos ocorre com frequência nas ruas de Brusque
Sofás, TVs, móveis, latões e até microondas são jogados em diversos cantos da cidade e comprometem sistema de drenagem
O descarte irregular de móveis e eletrodomésticos nas ruas de Brusque ainda é frequente. De acordo com o secretário de Obras, Ricardo de Souza, muitas pessoas jogam desde microondas e TVs estragados até sofás em locais inapropriados, como calçadas, terrenos baldios e até próximo de rios e ribeirões.
“É bem complicado, a pessoa não tem educação. Pensam que as cidades só precisam ser cuidadas pelos funcionários públicos. É vergonhoso, por todo lugar que a gente pensa é resto de móveis, construção, pneus velhos”, conta.
Ricardo ressalta as problemáticas que o descarte incorreto causa para o município. Dentre elas, está o entupimento de tubulações. “Já tiramos um latão de 200 litros de dentro de uma tubulação. Até um sofá de três lugares. Isso prejudica e compromete todo o sistema de drenagem”, conta. O resultado é o aumento de alagamentos.
Em 2019, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque, tinha como um dos objetivos fazer fiscalização deste tipo de descarte. O assunto foi pauta do jornal O Município.
Contudo, segundo a atual superintendente da Fundema, Ana Helena Boos, a ideia não foi levada adiante. “O que travou mais também foi a pandemia e o custo alto para o descarte. Mas é muito importante que algo seja feito neste sentido”, conta.
Naquele ano, a Fundema desenvolvia um levantamento para verificar a possibilidade de criar um monitoramento on-line nas ruas da cidade para flagrar qualquer descarte irregular. O monitoramento seria feito por meio da internet via rádio, mas precisaria verificar a conexão em certos pontos do município.
A ideia era flagrar os descartes e aplicar as devidas punições, conforme prevê a legislação municipal. De acordo com Ana, a Fundema deve tentar retomar o projeto.
Enquanto isso, uma alternativa é realizar denúncias, de preferência que consigam ajudar na identificação das pessoas que cometem esses crimes contra o meio ambiente. Para fazer denúncias, entre em contato com a Fundema pelo 3355-6193 ou 98873-1826 (plantão).
Orientações
Ricardo explica que o descarte deste tipo de conteúdo é pago. Entretanto, como a situação é ruim, o secretário adianta que a indicação atual é entrar em contato com a secretaria, pelo 3350-1960 ou 3350-1513, em caso de ter móveis e eletrodomésticos para descarte.
Então, deve avisar a pasta sobre e deixar o conteúdo na frente de casa, que a secretaria desmonta e recolhe. Por fim, ele aponta que a Secretaria de Obras pretende fazer uma campanha informativa nos próximos meses.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube