VÍDEO – Em 6 segundos, meteoro passa por dez cidades de Santa Catarina
Fenômeno atingiu 100 mil km/h
Um meteoro passou sobre dez cidades catarinenses na noite de quarta-feira, 25, a uma velocidade de mais de 100 mil km/h. O objeto foi flagrado pela câmara Sul da estação de monitoramento de Monte Castelo, que é operada por Jocimar Justino de Souza. O fenômeno confirmado pelo operador Alexandre Moro, responsável por uma estação de monitoramento em Florianópolis.
O meteoro, classificado como bólido, atingiu uma velocidade de mais de 100 mil km/h e passou sobre os municípios de Antônio Carlos, Angelina, Leoberto Leal, Alfredo Wagner, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Painel, Lages, Capão Alto e Campo Belo do Sul, às 20h01.
Dados das estações
Através da triangulação de dados das duas estações, o meteoro tornou-se visível sobre o município de Antônio Carlos a uma altitude de cerca de 102 km e desapareceu sobre o município de Campo Belo do Sul a 70 km de altitude, percorrendo uma distância de aproximadamente 190 km em apenas 6.4 segundos.
“O fato de o fenômeno ter sido registrado quando ainda não havia anoitecido totalmente, resultou em uma imagem muito curiosa, pois ainda era possível observar a luz do dia e o meteoro ao mesmo tempo”, diz Jocimar.
Confira o vídeo
Leia também:
1. Família que levava vida de luxo é presa após operação da PF em Balneário Camboriú
2. Telhado desaba, idoso cai em cima da companheira e Arcanjo leva ambos ao hospital em Indaial
3. Carros são recolhidos ao pátio e bares vistoriados pela PM de Brusque em operação Portas Fechadas
4. Líder de facção criminosa é preso por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Joinville
5. Brusque registra mais de 26 mil multas de trânsito em 2022
– Assista agora:
Quais os impactos da volta às aulas na saúde mental das crianças? Psicólogo fala sobre desafios