VÍDEO – Escorpião venenoso é encontrado na cozinha de moradora de Brusque; biólogo avalia espécie
Animal foi encontrado no domingo, na localidade Cerâmica Reis
Animal foi encontrado no domingo, na localidade Cerâmica Reis
Maria Borges, moradora da localidade Cerâmica Reis, em Brusque, encontrou um escorpião na cozinha de casa na noite de domingo, 10. Embora não tenha certeza, ela acredita que o animal tenha vindo com as compras que fez em um supermercado.
“Fiquei com medo de ele fugir e logo se esconder. Assim, coloquei em um pote de vidro. Não sei se tenho que levar para algum órgão ou não”, afirma a moradora. De acordo com ela, as compras foram feitas no sábado, 9.
A reportagem de O Município entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para recomendações do que fazer nesta ocasião. Foi orientado que a moradora leve o escorpião ao quartel em Brusque.
Texto continua após o vídeo.
De acordo com o biólogo Adriel Paloschi, o escorpião aparentemente é de uma espécie nativa da região e é encontrado em boa parte do Brasil. Conhecido como escorpião preto, com o nome científico Tityus bahiensis, se trata de uma espécie venenosa.
“No Brasil, esta espécie e o escorpião amarelo são os maiores causadores de acidentes, sendo que o veneno do preto é menos potente que o do amarelo. Ele é mais grave em crianças, idosos e adultos com comorbidades”, avalia Adriel.
O biólogo ainda adverte que, em caso de picada, é preciso lavar o local com água e sabão e procurar um posto de saúde com urgência para que a pessoa receba o soro que irá neutralizar a toxina.
“Como se alimentam de insetos, como baratas, uma forma de evitar o aparecimento deles é mantendo o terreno sem resíduos ou entulhos, além de vedar frestas e ralos e fazer a proteção das mãos com luvas em serviços de jardinagem”, recomenda.
*Colaborou Thiago Facchini
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: