VÍDEO – Estudantes registram lotação em ônibus do transporte universitário de Brusque; prefeitura se manifesta
Outro ônibus será disponibilizado já nesta terça-feira para evitar nova lotação
Outro ônibus será disponibilizado já nesta terça-feira para evitar nova lotação
Acadêmicos que utilizam o transporte universitário de Brusque para se deslocar para Itajaí entraram em contato com o jornal O Município após registrarem lotação no ônibus que opera o transporte durante o período de aulas intensivas nas instituições. As imagens enviadas à reportagem mostram estudantes em pé no ônibus, se apoiando nas laterais.
De acordo com o secretário da Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, responsável pela pasta que opera o transporte, um novo ônibus que levará os alunos para Itajaí e Balneário Camboriú será disponibilizado já nesta terça-feira, 8, para evitar nova lotação.
Molina explicou o motivo de o ônibus ter voltado lotado de Itajaí e citou o cadastro para fazer o monitoramento de quantos alunos utilizam o transporte, se referindo à renovação ou emissão da carteira do transporte universitário.
Entretanto, ele afirma que muitos estudantes deixaram para a primeira semana de fevereiro para fazer o cadastro, o que teria impedido a pasta de ter precisão de quantos alunos iriam para a universidade neste primeiro momento.
“É um primeiro momento. Será feito todo um levantamento. É necessário dois ônibus para Blumenau? Então, vamos colocar dois. É necessário quatro ônibus para Itajaí? Então, vamos colocar quatro. É importante deixar claro que a prefeitura não está se negando ou ‘economizando ônibus’. A intenção é que criemos esta logística baseado no número de alunos que vão utilizar. Também, da melhor forma possível, pois é dinheiro público”, afirma.
O secretário comenta que, com o início do período de intensivo, a disponibilização dos ônibus para receber a quantidade necessária de estudantes já está sendo avaliada pela prefeitura.
Ele afirma ainda que, caso o cadastro tivesse sido preenchido por grande parte dos alunos já no mês de janeiro, por exemplo, a pasta teria maior dimensão de quantos ônibus seriam necessários para suprir a demanda. Também, Molina tranquiliza os estudantes e afirma que o problema não continuará durante o semestre.
“Talvez, agora, na primeira semana, vai causar um pequeno transtorno, mas fiquem tranquilos. A prefeitura, por meio do órgão responsável, está analisando a situação do cadastro dos alunos e quantidade de ônibus. A partir do momento que se regularizar o transporte, todos voltarão sentados”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: