VÍDEO – Fuga em trem lotado: veja desafios que catarinense enfrenta para sair da Ucrânia
Jogador de futsal que mora em Kiev, relata experiência no Instagram
O blumenauense Jonatan Bruno Santiago, de 30 anos, que mora em Kiev, na capital da Ucrânia, conseguiu nesta segunda-feira, 28, sair da cidade que é o principal alvo dos ataques russos.
Em entrevista ao jornal O Município, Jonatan relatou o sentimento e a realidade de estar vivendo em meio a uma guerra. No Instagram, o jogador de futsal do time local Skyup Kiev, conta diariamente aos seguidores o que está vivendo, e as atualizações sobre a tentativa de sair da capital ucraniana.
“O mais importante agora é sair de Kiev, para um lugar que não seja tão perigoso. Também está perigoso nas fronteiras, então temos que tentar ir para um lugar com segurança”, explica o blumenauense através do Instagram.
Saindo de Kiev
Jonatan conta que o consulado orientou que nesta segunda-feira ele fosse até a estação de trem de Kiev, tentasse pegar o transporte em direção à Lviv, cidade situada no oeste da Ucrânia e próxima da fronteira com a Polônia.
Na expectativa de sair da capital ucraniana, Jonatan seguiu as orientações e foi até a estação de Kiev. Chegando no local, foi orientado a tentar entrar em algum trem que tivesse vaga, no entanto, havia muitas pessoas tentando embarcar e poucos lugares.
Nos vídeos de Jonatan, é possível perceber uma multidão na tentativa de embarque, e segundo ele, estavam deixando apenas as crianças entrarem. “Eles falam ‘vem para a estação de trem, é de graça’ mas não tem trem, não tem como entrar”, desabafa o jogador.
Em cima do horário de saída do trem, Jonatan e outros dois amigos finalmente conseguiram embarcar em direção à Lviv. O vagão estava lotado, no entanto, o trio conseguiu fazer viajem com o maquinista do transporte.