VÍDEO – Grupos folclóricos de dança de Guabiruba são atrações da 36ª Fenarreco
Festa começa nesta quinta-feira
Os grupos folclóricos de Guabiruba são atrações confirmadas da Fenarreco, em Brusque, e da Oktoberfest, em Blumenau. Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente, que integram a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP), levarão alegria e fomentarão as tradições herdadas dos antepassados.
O coordenador do grupo Alle Tanzen Zusammen (ATZ), Gilmar Celva, conta que o grupo vem se preparando durante todo o ano para o evento. “Procuramos uma nova dança e definimos as que continuam no repertório. A média de cada apresentação é entre quatro e seis danças, dependendo do tempo disponível”, diz.
Segundo ele, ainda que as festas de outubro reúnam diversos grupos folclóricos, há significativas diferenças entre eles. O ATZ é membro da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), entidade que reúne mais de 20 organizações, na qual Guabiruba se destaca por representar a Floresta Negra, região ao sul da Alemanha.
“Toda apresentação vem acompanhada de informação. Mencionamos a região representada e uma breve explicação sobre o traje. As danças também ganham referência histórica, de época e região. Cada grupo alemão tem a sua particularidade na dança, no traje e no dialeto”, explica Gilmar.
Para ele, ganhar o palco nas festas mais alemãs do Brasil traz também a responsabilidade de manter o segundo idioma na ponta da língua. “As pessoas da Alemanha que moram no Brasil e, até mesmo os turistas que prestigiam a festa, gostam de falar o alemão. Eles geralmente cumprimentam para puxar assunto e perceber se dominamos o idioma”, conta.
O ATZ se apresenta neste domingo, 8, às 16h, na Fenarreco, onde retorna na quinta-feira, 12 de outubro, às 18h. Já na Oktoberfest o grupo está confirmado no próximo sábado, dia 14, em três apresentações: às 13h30, na praça em frente ao teatro Carlos Gomes; às 16h, no desfile da rua XV de Novembro; e às 21h30, no pavilhão 3 da Vila Germânica. Ainda em Blumenau, o ATZ terá agenda no dia 20 de outubro, sexta-feira, às 20h, no Biergarten.
Um pedacinho da Itália na Fenarreco
A festa é alemã, mas o grupo folclorístico Tutti Buona Gente (TBG) também é uma das atrações culturais confirmadas na Fenarreco. Há pelo menos oito edições a equipe se apresenta no local e mantém viva a tradição que representa, vinda do Castello Tesino, de Trento, na Itália.
A integrante de mais de 13 anos do grupo TBG, Angelina Kohler conta que por se tratar de uma festa cultural, o evento também é aberto para grupos de etnias diferentes. “E quem acompanha a nossa apresentação se diverte bastante, porque a dança é alegre, sorrimos e convidamos o público para interagir”, conta.
Durante o ano, o grupo realiza ensaio todas as noites de terças-feiras, na sede da AACSP, no Centro de Guabiruba. Somente em 2023, foram mais de 10 apresentações, com passagens pelos municípios de Rio dos Cedros, Ascurra, Timbó, entre outros. “Temos 23 integrantes. Uma pessoa é responsável por contar a história de cada dança e falar um pouco sobre o nosso traje. Seguindo a tradição, também mantemos o nosso próprio gaiteiro, já que a apresentação sempre dependerá de música ao vivo”, diz Angelina.
As danças escolhidas pelo grupo são antigas e vêm acompanhadas por histórias centenárias. “É o caso de ‘Passo Franco’, na qual os casais trocam os seus pares, mas seguem se namorando de longe. Já ‘Biondina’, fala do tempo de guerra, da mulher que não quer ver o seu amor partir para o campo de batalha mas, ao final, acaba cedendo”, destaca.
Para Angelina, é sempre uma emoção representar a história dos antepassados, sendo que boa parte dos integrantes do TBG são descendentes de italianos. Mais do que isso, o grupo vive da alegria de compartilhar a sua própria história. “Muitos turistas participam da Fenarreco e escolhem conhecer Santa Catarina por conta das festas de outubro. Já dancei com pessoas de diferentes estados e de países da América Latina”, descreve.
O grupo Tutti Buona Gente se apresentará na Fenarreco neste sábado, 7 de outubro, às 19h30 e, no próximo sábado, dia 14, às 20h.
Assista agora mesmo!
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: