+

VÍDEO – Máquina “faz ondas” por cima da avenida Beira Rio inundada e chama atenção de moradores em Brusque; secretário explica procedimento

Secretário de Obras, Ivan Bruns Filho detalha trabalho no local

VÍDEO – Máquina “faz ondas” por cima da avenida Beira Rio inundada e chama atenção de moradores em Brusque; secretário explica procedimento

Secretário de Obras, Ivan Bruns Filho detalha trabalho no local

Na manhã deste domingo, 8, diversos moradores observaram o rio Itajaí-Mirim baixar próximo à ponte Estaiada, no Centro de Brusque. Porém, uma imagem chamou a atenção de quem estava por lá: uma máquina “fazia ondas” por cima da avenida Beira Rio, inundada pela cheia.

 

Confira vídeo:

O jornal O Município, que acompanha a movimentação no local, registrou o momento e conferiu com a Secretaria de Obras o que se trata o procedimento. Conforme o secretário Ivan Bruns Filho, a ação faz parte do trabalho de limpeza no local.

“A gente entende os questionamentos das pessoas. Se a gente não fazer a movimentação das águas, ocorre a sedimentação de todo o material ali, areia e lama, que assenta em cima da Beira Rio. Para se ter uma ideia, tem locais que chega a dar entre 70 e 80 centímetros desta sedimentação. Isso cola e entope as bocas de lobo”, explica.

Ivan destaca que, caso não fizer essa movimentação com as máquinas, provavelmente a equipe ficaria entre uma semana e 10 dias para limpar a avenida.

“É como quando pegamos alagamento nas casas, quando a água começa a baixar já vamos com a vassoura limpando. E aquela sujeira, o barro, já vai embora junto”, diz. “Com o passar da manhã, a água vai baixando e a Beira Rio vai ficando limpa, e depois a gente só vem depois dar um acabamento”, completa.

Trabalho da máquina

O secretário detalha que o trabalho é feito abaixo da ponte Estaiada. Além disso, ocorre na ponte Arthur Schlosser, que no último alagamento teve acúmulo de sedimentação. “A gente demorou um pouco para conseguir chegar, mas em questão de pouco tempo foi tirado uns 7 caminhões de material, por causa desta sedimentação”, continua.

Com a Defesa Civil, a pasta fica monitorando a cota do rio. Ivan finaliza que, quando a água começa a descer, é quando o trabalho de movimentação inicia com as máquinas.

Rio em baixa

O rio Itajaí-Mirim começa a baixar em Brusque na madrugada deste domingo, 8. O pico foi registrado pela Defesa Civil municipal às 00h37, quando a cota chegou aos 6,76 metros. Contudo, em atualização às 4h45, o nível baixou para 6,14m. Agora, às 6h25, o rio está em 5,58m, conforme apuração local do jornal O Município. Confira imagens aqui.

Leia também:

1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. Acompanhe atualização do volume de chuva em bairros de Brusque
3. Cota de enchente em Brusque: veja como consultar o nível da sua rua
4. Acompanhe em tempo real nível do rio Itajaí-Mirim em Vidal Ramos
5. Saiba em qual nível o rio Itajaí-Mirim transborda em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos


Assista agora mesmo!

Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo