+

VÍDEO – Meteoro de brilho intenso é registrado no céu de Santa Catarina

Fenômeno cruzou o céu por cerca de quatro segundos

VÍDEO – Meteoro de brilho intenso é registrado no céu de Santa Catarina

Fenômeno cruzou o céu por cerca de quatro segundos

Na noite desta terça-feira, 28, foi registrada a passagem de um meteoro de brilho intenso em algumas cidades de Santa Catarina. O fenômeno foi registrado pela Estação de Monte Castelo, no Planalto Norte.

Ele passou pelo céu por volta das 19h15 e durou quatro segundos. Segundo Jocimar Justino, astrônomo da estação, o que se destacou no meteoro registrado foi seu brilho. “Esse em específico teve um brilho mais intenso e sua duração foi maior”, relata.

O meteoro foi visto nos municípios catarinenses de Curitibanos e Videira, na Serra e Meio-Oeste catarinense. “Ele começou a brilhar em uma altitude de aproximadamente 90 quilômetros e desapareceu a 40 quilômetros de altitude”, explica Jocimar.

Seu ângulo de entrada em relação ao solo foi cerca de 52º e a velocidade observada foi de 54.000 km/h, cerca de 15 quilômetros por segundo.

Assista ao vídeo:

Texto continua após o vídeo.

Fenômeno comum

Segundo Jocimar, o recomendado é que esses fenômenos sejam vistos a olho nú. “Elas são as populares estrelas cadentes, que, na verdade, são detritos espaciais que entram na atmosfera em alta velocidade e causam esse fenômeno luminoso”, explica.

O registro é comum. Apenas nesta terça-feira, 28, cerca de 70 meteoros foram registrados na estação de Monte Castelo. “Basta ter paciência e ficar observando o céu. Cedo ou tarde vai aparecer algum”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo