VÍDEO – Meteoro super brilhante é visto no céu em Santa Catarina
Fenômeno foi registrado na madrugada desta quarta-feira
Na madrugada desta quarta-feira, 27, foi registrada a passagem de um meteoro super brilhante em Santa Catarina. As imagens foram feitas pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte, às 1h12.
Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, o meteoro passou na direção Leste em uma velocidade estimada em mais de 70 mil quilômetros por hora. Ele explica que o meteoro explodiu no meio do trajeto, isto porque o brilho muda de forma repentina, uma característica de explosões.
A estimativa é de que o fenômeno tenha iniciado em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e desaparecido em Garuva, no Norte do estado. A passagem durou cerca de cinco segundos.
Assista ao vídeo:
Super brilho
Segundo o astrônomo amador, o meteoro é considerado super brilhante porque causou um clarão no céu. Neste caso, o fenômeno que passou pelo céu de Santa Catarina é do tipo bólido. “É uma bola de fogo que explode”, explica.
Conforme Justino, esses meteoros são mais raros. “A maioria é com brilho menos intenso”, diz.
O brilho do meteoro teve uma magnitude superior a -8. “Quando o meteoro explode e o brilho possui magnitude superior a -4 ele passa a ser chamado de bólido”, conta. “Para comparação, a lua cheia possui magnitude de -12 aproximadamente e o sol -26”, complementa.
A equipe da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramom) ainda trabalha numa análise mais detalhada sobre o evento ocorrido.
Chuva de meteoros com detritos do cometa Halley
Na semana passada, uma chuva de meteoros com detritos do cometa Halley foi registrada em Monte Castelo. O fenômeno também foi capturado pela estação da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros
Os orionídeos entram na atmosfera terrestre em uma velocidade aproximada de 66 quilômetros por segundo (km/s), o equivalente a cerca de 237 mil quilômetros por hora.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube