VÍDEO: Morador flagra espuma branca e manchas escuras no rio Itajaí-Mirim, no Jardim Maluche
No local, na saída do ribeirão do Azambuja, já foi registrado despejo de efluentes
Nesta sexta-feira, 8, o jornal O Município recebeu vídeo que mostra espuma branca e coloração escura no rio Itajaí-Mirim. Segundo leitor, a gravação foi feita na manhã de quarta-feira, 6, e mostra trecho na saída do ribeirão do Azambuja, ao lado da Beira Rio, no Jardim Maluche, próximo ao Archer Material de Construção.
Segundo o leitor, que prefere não se identificar, a poluição é observada durante caminhadas pelo local e o problema vem desde antes da pandemia da Covid-19. Agora, com o isolamento, as caminhadas não são frequentes.
Ainda, o leitor relata que não é apenas neste local que observa espuma ou coloração escura, mas também denuncia irregularidades abaixo da ponte próxima ao Terminal Urbano.
Como é algo recorrente, o leitor conta que já informou o problema para Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), mas nunca recebeu retorno. Inclusive, matérias do jornal O Município já mostraram denúncias no mesmo local.
Confira o vídeo:
De acordo com o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, os lançamentos irregulares são acompanhados pela fundação, que faz diversas investigações para encontrar os infratores.
“O que prejudica é a questão de vários trechos que estão totalmente tubulados, o que complica a identificação do local. Mas continuamos trabalhando firmes para identificá-los”, comenta.
Olinger explica que a coloração escura é causada pela contaminação de esgotamento que fica acumulada no fundo do rio, ribeirões e em tubulações. Quando chove, esses resíduos são “levados” para o rio.
Sobre a espuma branca, Olinger acredita que é resultado de efluente industrial. “No tratamento disso, colocam um antiespumante, para evitar a espuma. Pode ser consequência, mas precisaríamos verificar. Mas alterar a característica do efluente é ilegal”, diz. A situação, segundo ele, será verificada pela equipe da Fundema nos próximos dias.