VÍDEO – Moradora registra ‘família’ de lagartos vivendo ao lado de casa no Águas Claras, em Brusque
Aparição da espécie costumam ser comum no verão
Aparição da espécie costumam ser comum no verão
Uma moradora de Brusque registrou em vídeo, uma ‘família’ de lagartos vivendo ao lado de sua residência no Águas Claras, em Brusque. Ela encontra os animais quase todos os dias, já que precisa passar pela mata onde eles costumam ficar durante o dia. Ela faz o trajeto quando vai e volta do trabalho.
O jornal O Município recebe, com frequência, vídeos relatando a mesma situação por vários moradores de diversos bairros.
Existe uma explicação para que a situação tenha se tornado comum nos últimos dias. Por ser uma época de calor, é no final do ano que os animais geralmente estão à procura de água, comida e sol. Além disso, também é no sol que eles buscam autorregular a própria temperatura corporal.
Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), esses animais costumam fugir se atacados. Porém, se impedido, pode desferir golpes violentos com a cauda.
Outro mecanismo de defesa é a mandíbula: a mordida de um teiú (espécie mais encontrada na região) adulto é tão poderosa que pode esmagar dedos humanos. Os teiús nascidos em cativeiro, no entanto, costumam ser dóceis.
Se o animal entrar ou invadir alguma residência, a captura geralmente é realizada pelo Corpo de Bombeiros que, com o auxílio de um pegador com laço e uma vara de captura de animal, faz a recolha. Depois, o procedimento padrão é que o animal seja colocado dentro de uma caixa para ser transportado de volta ao seu habitat natural.
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: